PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 8 de Maio de 2015 às 11:54
Fotos: Miguel Pais do Amaral orgulhoso da exposição “Coleção Anadia – Traje e Acessórios”
São 117 peças de roupa e 96 acessórios de traje, masculinos, femininose infantis, pertencentes à família Anadia e que agora estão expostas no Museu do Traje, em Lisboa. Guardadas em sótãos durante séculos, as peças foram resgatadas do esquecimento por Mafalda da Câmara, condessa de Anadia. 

“Foi muito divertido ir buscar estas peças ao baú. Não gosto que as coisas bonitas não estejam à vista, acho uma barbaridade. Nas casas antigas havia sótãos e as pessoas iam guardando as peças. Fui descobrindo-asaos poucos com uma empregada antiga, na casa de Mangualde e na casa de Lisboa. Armávamos os fatos como éramos capazes e deixávamos as peças expostas em minha casa. Toda a gente adorava ir lá vê-las, mas claro que as peças não estavam como estão aqui no Museu. As casacas, que são uma beleza, estavam todas em fila e eu não deixava ninguém mexer nelas”, explica a mãe de Miguel Pais do Amaral.

No dia da inauguração da exposição “Coleção Anadia – Traje e Acessórios”, o empresário não escondeu o orgulho na iniciativa. “A minha mãe foi a grande entusiasta deste projeto e eu gosto muito de ver esta exposição aqui. Nãoconhecia 
a maioria das peças. O Museu do Traje fez um grande trabalho de tratamento, documentação e classificação dos trajes, por isso só temosde lhe agradecer por ter ajudado nesta iniciativa”, sublinha Miguel Pais do Amaral.

A exposição estará patente até dia 27 de junho no Museu do Traje e depois será reposta no Palácio de Anadia, em Mangualde.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção