Nacional
Redação Lux em 25 de Outubro de 2016 às 11:26
Fotos: Rodrigo Guedes de Carvalho e Clara de Sousa são embaixadores da segunda edição de “O Jantar do Ano”

"O Jantar do Ano” só se realiza a 12 de novembro, mas Clara de Sousa e Rodrigo Guedes de Carvalho, embaixadores da iniciativa solidária da Let’s Help, já provaram o menu dos quatro chefs durante um almoço na Galeria Filomena Soares, em Lisboa.

Clara de Sousa aprendeu com a mãe, que era cozinheira profissional, as bases da cozinha. Hoje, é uma cozinheira de mão cheia e todas as semanas publica uma receita na sua página do Facebook.

“Recebi muitos ensinamentos da minha mãe e depois de ela partir passei a ser uma autodidata. Os grandes chefs começam por fazer as coisas mais básicas, os molhos mais básicos. Quando se tem boas bases tudo flui depois mais naturalmente. Eu sou é muito curiosa, pesquiso e aventuro-me imenso, testo e depois partilho quando sei que as coisas funcionam bem”, assume.

Apesarde ter herdado da mãe o gosto pela culinária, a jornalista da SIC reconhece que ainda não conseguiu passar isso à filha, Maria, de 16 anos.

“Consegui passar-lhe algumas coisas, mas não a mesma paixão pela cozinha. Digamos que ela tem picos de paixão, mas tem picos maiores em que não liga nada [risos]. Mas pelo menos já sei que sabe fazer ovos estrelados, massa, bolos… Por isso, um dia que queira seguir a sua vida já saberá fazer algumas coisas e, se depois tiver interesse em desenvolver, será ela a decidir. Há coisas que não se podem forçar, que vêm de dentro. Quando se forçam não saem bem. Eu própria, na fase dela, não passava o tempo que passo hoje na cozinha. Mas a minha mãe deu-me mais formação”.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção