Nacional
Patrícia Franco vence Prémio PortoJoia Design 2016
Patrícia Franco vence Prémio PortoJoia Design 2016 Foto: Divulgação
Redação Lux em 16 de Outubro de 2016 às 10:05

Patrícia Franco venceu o Prémio PortoJoia Design 2016, que pretende distinguir o design e a inovação de peças de joalharia e ourivesaria de adorno pessoal. Este prémio inseriu-se na 27ª edição da PORTOJOIA - Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria e tinha esta edição como tema o Elemental.

Patrícia Franco, aluna do CINDOR, foi a vencedora do 1º lugar com o colar/Escultura "Horizontal Shapes of Silence", que corporaliza uma nuvem cumulus de tipo horizontal e circular - trata-se de um objeto de adorno com anamnese de feminino, infinito e silêncio.

Elementos de natureza efémera e imprevisível, as nuvens, separam terra e céu, são geometrias de silêncio associados ao pensamento abstracto, contemplação e mudança mas, ainda assim, pertença do mundo físico. Procurei extrair deste elemento - localizado num plano físico superior - os seus múltiplos significados poéticos e símbolos, e destes, arrebatar as possíveis relações de simultaneidade e/ou correspondência com o conceito de silêncio. 
Com o avançar do processo criativo, oscilei entre os conceitos de silêncio, arte e auto-conhecimento, continuamente apoiada pela apropriação prévia que fiz destes. Procurei experimentá-los de novo, comunicar através deles, sem palavras, em silêncio, refletindo no papel do silêncio e do ruído, na poética, abstracção e desígnio do acto criativo", explicou a criadora.

Patrícia Franco nasceu em 1977 no Porto, e expõe regularmente desde 2006, em exposições colectivas e individuais, destacando-se, entre outros, a Galeria ASVS, a Galeria Articula, o Centro de Design de Óbidos, o Museum of Modern Art de Nova Iorque, o Museum of Modern Art do Japão, Galeria Aragon 232 (Barcelona) e o Mosteiro dos Jerónimos.

A autora utiliza, em todo o corpo do seu trabalho – escultura, joalharia ou instalação - técnicas do têxtil, resultando em malhas de tricot e crochet, peças bordadas ou tecidas. 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção