PUB
PUB
Nacional
Cátia Soares em 5 de Julho de 2016 às 17:00
Sandra Duarte Cardoso revela como ser vegetariana facilita a maternidade
1/18 - Sandra Duarte Cardoso fotografada para a Lux Foto: Artur Lourenço/Lux
2/18 - Sandra Duarte Cardoso Foto: DR
3/18 - Sandra Duarte Cardoso Foto: DR
4/18 - Sandra Duarte Cardoso Foto: DR
5/18 - Sandra Duarte Cardoso Foto: DR
6/18 - Sandra Duarte Cardoso Foto: DR
7/18 - Sandra Duarte Cardoso Foto: DR
8/18 - Sandra Duarte Cardoso fotografada para a Lux Foto: Artur Lourenço/Lux
9/18 - Sandra Duarte Cardoso fotografada para a Lux Foto: Artur Lourenço/Lux
10/18 - Sandra Duarte Cardoso fotografada para a Lux Foto: Artur Lourenço/Lux
11/18 - Sandra Duarte Cardoso fotografada para a Lux Foto: Artur Lourenço/Lux
12/18 - Sandra Duarte Cardoso fotografada para a Lux Foto: Artur Lourenço/Lux
13/18 - Sandra Duarte Cardoso Foto: DR
14/18 - Sandra Duarte Cardoso Foto: DR
15/18 - Sandra Duarte Cardoso e Nicolau Breyner - Almoço Personalidades Femininas Lux 2014 Foto: Joao Cabral/Lux
16/18 - Sandra Duarte Cardoso - Almoço Personalidades Femininas Lux 2014 Foto: Artur Lourenço/Lux
17/18 - Solidarieddae - Sandra Duarte Cardoso - Vencedoras Personalidades Lux 2014 Foto: Artur Lourenço e João Cabral/Lux
18/18 - Sandra Duarte Cardoso - Solidariedade - Personalidades Femininas 2014

 

Sandra Duarte Cardoso, da SOS Animal, esteve à conversa com a Lux sobre o nascimento da sua primeira filha e não poderia estar mais feliz. Maria, que nasceu no passado dia 30 de junho, pelas 10h50, com 2,650 kg e 49 cm, no Hospital CUF Descobertas, é fruto do casamento com o gestor Pedro de Sousa Bartolomeu.

"Estes primeiros dias têm sido maravilhosos. Ela é muito sossegadinha e é uma princesa muito pequenina. Nasceu com 37 semanas, e, já se sabe, a inexperiência de seres mãe e estas emoções todas fazem as coisas parecerem mais graves do que realmente são, mas está tudo bem".

Nesta fase, as horas de sono contam-se pelos dedos de uma mão, mas Sandra está feliz por poder amamentar e salienta a importância das opções de vida saudáveis.

"Agora, dormir é assim um fenómeno, porque fico muito desperta e a olhar para ela, e depois de duas em duas horas acordo para a amamentar, logo, quando entro no sono já estou a acordar... Mas estou a amamentar e dava para amamentar três, de certeza (risos). As opções de vida saudáveis e vegetarianas ajudam muito nesta matéria e está aqui a prova disso. É só saúde".

Esta experiência da maternidade veio trazer ainda mais amor à vida de Sandra.

"Eu já me sentia muito bem com os meus animais, que são vidas que dependem de nós, e agora com a Maria sinto que há mais esta responsabilidade muito grande. Sinto que estou cheia de amor e relativizo muito os problemas, e aquelas preocupações do dia-a-dia parece que ficaram mais pequeninas".

Para os 5 cães, 2 gatos e uma porquinha que tem em casa, a chegada da bebé também foi uma novidade.

"Quando nós chegámos a casa com ela, eles ficaram muito apreensivos. A cadela mais velhota até ladrou. Acho que ela pensou: 'Pronto, lá está a mãe a trazer mais um cão cá para casa'. Depois, quando viram o que era, cheiraram, andaram assim de volta dela... Mas respeitam muito e tentam não fazer tanto barulho como costumam fazer. No primeiro dia, dei conta de um dos nossos cães com o nariz a tapar o pézinho dela... A gata, durante a noite, quer ir para cima do berço..."

Maria foi o nome escolhido pelo pai, já que Sandra acreditava que ia ser um rapaz.

"Eu estava convicta de que era um rapaz e combinei com o Pedro que ele escolhia um nome de menina e eu escolhia um nome de rapaz, que seria Tristão. Depois, como era menina, ele escolheu Maria. Eu gostaria de outros nomes, mas pareceu-me bem, e o combinado está combinado."

Juntos há quase 11 anos, Sandra, de 37 anos, nunca se sentiu pressionada para ser mãe, tendo decidido que seria a natureza a encarregar-se dessa decisão.

"Nós achamos sempre que não é a altura certa, porque estamos sempre envolvidos em projetos ou em causas, mas a verdade é que, depois de saber que estava grávida, organizei-me e ficou tudo bem e trabalhei até ao último dia. O Pedro sempre quis ser pai. E eu dizia: 'Sim, talvez, vamos ver, a natureza é que sabe'... E foi mesmo isso, a natureza escolheu!"

Apesar de ter decidido não mostrar a cara da bebé, Sandra publicou nas redes sociais uma fotografia após o parto.

"Normalmente, sempre que se partilha um foto é com tudo muito limpinho, é o lado apolíneo da coisa. E eu, como defendo muito a natureza e as coisas naturais, achei que mais natural do que aquilo não há, porque é a primeira vez que vês o teu filho, que sentes a pele dele e tens o teu filho junto a ti. Achei que não haveria nada mais bonito para partilhar daquele momento que, para mim, foi único."

No mesmo dia em que deu as boas-vindas à sua bebé, Sandra viu nascer também a AVAT, a primeira associação de veterinários abolicionistas da Tauromaquia, da qual é sócia fundadora.

"Uma sociedade moderna não pode e não vai continuar a pactuar com as atrocidades que são cometidas pela indústria tauromáquica a bovinos e cavalos. É também com profunda fé na classe profissional que faço parte, que sei que hoje somos 5 sócios fundadores, mas seremos milhares de sócios de futuro.", escreveu nas redes sociais.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção