Nacional
Vídeo: Nazaré entra na história do surf com a maior onda de sempre
Garrett McNamara surfa onda de 30 metros na Nazaré
Redação Lux  com IP em 9 de Novembro de 2011 às 12:31
Uma onda de 30 metros na Praia do Norte, na Nazaré, levou ao sucesso o surfista havaino Garrett McNamara que voltou a fazer história ao surfar com êxito uma das maiores ondas de sempre registadas em Portugal.

A onda gigante foi apanhada por este surfista internacional durante o projeto ZOn North Canyon Show 2011, que ficou entre os selecionados para a categoria «Biggest Wave».



Garrett McNamara estava a realizar «Town In» com os surfistas Andrew Cotton (Reino Unido) e Al Mennie (República da Irlanda) na Praia do Norte, a 17 de outubro quando foi surpreendido por esta onda gigante.

O extreme waterman Garrett McNamara, que lidera a missão de exploração ZON North Canyon Show 2011, entrou na corrida para os Billabong XXL Global Big Wave Awards 2012, considerados os «óscares» do surf de ondas grandes.

É a primeira vez que uma onda portuguesa é referenciada neste galardão.

«Tudo parecia perfeito: o tempo, as ondas. Eu e o Cotty surfámos duas ondas grandes com cerca de 20 metros e depois, quando o Garrett estava pronto, veio uma onda do canhão talvez com mais de 30 metros», disse Al Mennie ao «Correio da Manhã».

Esta não foi a primeira vez que Garrett McNamara surfou ondas gigantes na Praia do Norte, que esteve sob o efeito de um fenómeno conhecido como `Canhão da Nazaré` e que proporciona a criação de ondas com um tamanho fora do normal.



Conheça, abaixo, o homem de quem se fala:

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção