PUB
PUB
Nacional
Redação Lux  com AM com Lusa em 3 de Outubro de 2012 às 12:48
Cavaco Silva homenageado em Madrid
O presidente da República, Cavaco Silva, recebeu, esta terça-feira, em Madrid o Prémio Nueva Economia Fórum 2011 à Coesão Social e ao Desenvolvimento Económico, em reconhecimento dos «laços históricos» que unem Portugal e Espanha.

A cerimónia, que decorreu no Teatro da Zarzuela, foi adiada de 2011 por coincidir com as eleições antecipadas em Portugal e coincide agora com a entrega da edição 2012 do galardão ao presidente italiano Giorgio Napolitano.

A cerimónia de entrega do prémio foi presidida pelo rei espanhol Juan Carlos e os galardões serão pelo presidente do Congresso de Deputados, Jesús María Posada.

Cerca de 1.400 pessoas participaram na cerimónia, entre elas os presidentes do Senado, Tribunal Constitucional, Conselho General del Poder Judicial, Conselho de Estado, vários ministros, presidentes de regiões autónomas espanholas e a presidente da câmara de Madrid, Ana Botella.

Concedido à Presidência portuguesa, na pessoa do chefe de Estado, o galardão pretende «expressar o reconhecimento dos laços históricos que a sociedade espanhola sente relativamente ao povo português».

Reconhece ainda «os decididos passos dados por Portugal e Espanha para a sua integração na Europa, destino e futuro partilhados, e para a cooperação no desenvolvimento da Ibero-américa».

Em edições anteriores dos prémios - instituídos em 2033 - já foram reconhecidos com o galardão, entre outros, Durão Barroso, Herman Van Rompuy e Lula da Silva.

Esta quarta-feira Cavaco Silva preside - com o rei espanhol Juan Carlos e com o presidente italiano - no Palácio Real de El Pardo, nos arredores de Madrid, ao VIII Encontro da Cotec Europa.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção