PUB
PUB
Nacional
Museu do Oriente nomeado para Prémio Museu Europeu do Ano 2010
Museu do Oriente (Lux)
Redação Lux em 14 de Abril de 2010 às 20:51
O Museu do Oriente está nomeado para o Prémio Museu Europeu do Ano 2010, os «Óscares» da museologia europeia. Esta distinção é atribuída pelo Fórum Europeu de Museus ao melhor museu que tenha aberto ou sido remodelado nos dois últimos anos, numa cerimónia a decorrer em Maio, na cidade de Tampere, na Finlândia.

Premiar os museus europeus de excelente qualidade, que atentem na diversidade e riqueza cultural da Europa e que satisfaçam e captem a atenção dos seus visitantes, é o objectivo deste galardão, que tem distinguido espaços museológicos desde 1977.

De entre outros, o júri avalia critérios como o edifício, que deve valer por todas as suas componentes, seja a arquitectura, o valor histórico ou os espaços que servem as exposições, a dimensão europeia do museu, a funcionalidade, legibilidade e recurso aos media e ao design gráfico, o nível de responsabilidade social em relação às comunidades locais, regionais e nacionais, e o estado de conservação, das instalações de armazenamento e de documentação.

O júri compara a informação enviada pelo museu, aquando da candidatura, através de uma visita in loco. Por fim, o prémio é determinado pelo Comité da Cultura, Ciência e Educação da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, tendo em conta as recomendações feitas pelo Fórum Europeu de Museus.

Para Carlos Monjardino, presidente do Conselho de Administração da Fundação Oriente, esta nomeação «é um motivo de orgulho e satisfação, pois, apesar das circunstâncias adversas dos últimos dois anos, o Museu do Oriente tem sido um sucesso a todos os níveis, comprovado por esta nomeação».
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção