PUB
PUB
Nacional
Oliva Rewind Award premeia inovação com apoio de Souto Moura, Henrique Cayatte e Miguel Vieira
Souto Moura
Redação Lux em 19 de Dezembro de 2012 às 18:07
O arquiteto Souto Moura, o designer Henrique Cayatte e o estilista Miguel Vieira apresentam quinta-feira em S. João da Madeira o concurso "Oliva Rewind Award", que, apadrinhado pelo três, premiará as empresas mais inovadoras em cinco áreas de atividade.

Design de produto, design de moda, design de comunicação, arquitetura e artes do espetáculo são as categorias em que os responsáveis da incubadora Oliva Creative Factory - ainda em construção - se propõem distinguir as entidades que mais arrojaram em "visões de futuro".

A expressão "Rewind", enquanto sinónimo de "retroceder", evoca a memória da metalúrgica que se tornou famosa não apenas pelas suas máquinas de costura e banheiras, mas também por fortes campanhas publicitárias, pelo patrocínio de várias obras de cinema e pela realização de concursos como o dos vestidos de chita.

Fonte da direção da Oliva Creative Factory anuncia que o objetivo é assim "promover a criatividade e o empreendedorismo de todos os que tiverem capacidade para transformar o seu talento em valor económico".

Cada concorrente ao prémio poderá inscrever-se apenas numa categoria, mas tem possibilidade de apresentar a concurso ou um produto efetivo, mesmo que ainda em fase de protótipo, ou uma mera ideia de negócio, desde que devidamente sustentada.

Entre os critérios de avaliação incluir-se-á depois o caráter de inovação da proposta, o seu nível de elaboração, o seu grau de sustentabilidade, a sua dimensão de responsabilidade social e a segurança que lhe está associada. No caso específico das artes do espetáculo, o critério mais valorizado será, por sua vez, o conceito criativo implícito na matéria da candidatura.

Nas três modalidades de design e na de arquitetura, o prémio a atribuir aos vencedores será de 2000 euros e concede-lhes "o direito a incubarem o seu projeto empresarial na Oliva Creative Factory durante três anos, o primeiro dos quais de forma gratuita".

Já no que se refere às artes performativas, "o prémio é de 3000 euros e destinar-se-á a financiar a produção do espetáculo que o júri eleger". Essa seleção passará pelo crivo da direção da Casa da Criatividade, que, anunciando-se como uma sala de espetáculos "única no país", deverá ser inaugurada em 2013, também em S. João da Madeira.

O Oliva Rewind Award é apresentado quinta-feira às 10.h00 no edifício da Torre da Oliva. O concurso está aberto à generalidade do público, dirigindo-se "à comunidade de estudantes portugueses ou estrangeiros, a recém-licenciados ou simplesmente a profissionais talentosos".

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção