Nacional
Vamos lutar ’Todos Contra ELA’ no Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrófica
’Todos Contra ELA’ no Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrófica
Redação Lux em 20 de Junho de 2017 às 21:00

Amanhã, a 21 de junho, assinala-se o Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA – que visa consciencializar a população sobre a patologia assim como para a importância da doença, as necessidades sentidas pelos doentes e a importância que os cuidadores têm na vida dos doentes com ELA.

A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença neurodegenerativa, progressiva e rara, causada pela degeneração dos neurónios motores, as células do sistema nervoso e central que controlam os movimentos dos músculos. Estima-se que a doença afete cerca de 1000 pessoas em Portugal.

De forma a despertar a consciência das pessoas para as necessidades dos doentes com ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica –, a Todos Contra ELA está a desenvolver a campanha de angariação de donativos para a aquisição de uma carrinha para transporte de doentes que está a decorrer na plataforma online, em www.todoscontraela.com, e qualquer pessoa pode ajudar com um donativo no valor mínimo de 5 euros quer seja através da plataforma online ou através do multibanco através da referência 707 707 707.

Participam também nesta campanha de angariação de fundos da Todos Contra ELA um conjunto de figuras públicas ligadas ao desporto, como são os casos do nadador olímpico Simão Morgado, do velejador olímpico Francisco Rebelo de Andrade ou do ultra-maratonista Ricardo Cabral, assim como os atores Cláudia Vieira e Ricardo Pereira.

O movimento de responsabilidade social Todos contra ELA, um projeto lançado em 2015 por Salvador Guedes para a sensibilização da doença Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), dinamiza uma página de Facebook que conta já com mais de 13 mil seguidores, em Todos Contra ELA no Facebook.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção