PUB
PUB
Nacional
Vídeo: Cancro do colo do útero mata uma mulher por dia em Portugal
Cancro do colo do útero mata uma mulher por dia em Portugal
Redação Lux em 29 de Maio de 2015 às 16:30
Nasequência do lançamento da Campanha da Liga Portuguesa Contra o Cancro sobre o cancro do colo do útero, foi divulgado um novo  vídeo no canal da LPCC, que alerta para este cancro.

Esta iniciativa tem como finalidade sensibilizar a opinião pública para o facto de em Portugal morrer uma mulher por dia com cancro do colo do útero. Este é o 2º tumor ginecológico maligno mais frequente nas mulheres portuguesas abaixo dos 50 anos.

As alterações pré-cancerígenas e os cancros precoces do colo do útero não tendem a provocar dor ou outros sintomas. Quando a doença se agrava, a mulher pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas:Hemorragia vaginal anormal, hemorragia entre períodos menstruais regulares, emorragia após relação sexual, irrigação vaginal ou exame pélvico, períodos menstruais mais prolongados e intensos do que anteriormente, hemorragias após a menopausa, aumento do corrimento vaginal, dor pélvica, dor durante as relações sexuais.

Estes sintomas podem também dever-se a infecções ou outros problemas de saúde e só o médico está habilitado a fazer esta avaliação.

As mulheres que tenham algum destes sintomas devem informar o médico, para que seja possível diagnosticar e tratar atempadamente eventuais problemas.





Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção