PUB
PUB
Nacional
Corrida de solidariedade mais antiga de Portugal reúne padrinhos e organizadores
Corrida de solidariedade mais antiga de Portugal reúne padrinhos e organizadores
Redação Lux em 27 de Abril de 2012 às 09:31
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) - Núcleo Regional Sul reuniu, esta terça-feira, na sua sede, várias personalidades apoiantes e envolvidas na organização da 17.ª edição da Corrida Terry Fox Portugal. A apresentação da iniciativa foi feita por Manuela Rilvas, Presidente da LPCC NRS, e contou com a presença de Sua Excelência Heidi Kutz, Embaixadora do Canadá, do Professor Tavares de Castro, diretor de Corporate Affairs da Roche Farmacêutica e de várias figuras públicas nacionais que apadrinham o evento.



«Dê a conhecer o super herói que existe dentro de si» é o mote desta edição, que lembra que o super poder existente dentro de cada um de nós, fundamental e imprescindível na luta contra o cancro: o da participação.

De acordo com Manuela Rilvas, «o apoio e inscrição dos participantes nesta corrida é essencial para o sucesso e desenvolvimento da investigação em oncologia. É muito importante que não nos esqueçamos do poder que todos temos para fazer algo e tornar possível, neste caso, uma contribuição cada vez maior para a investigação nacional. Sendo esta a única iniciativa cujos donativos angariados revertem totalmente para esse fim a sua realização torna-se indispensável».



Pelos mesmos motivos, o Professor Tavares de Castro, em representação da Roche Farmacêutica, empresa que premeia a pesquisa e que é considerada, a nível mundial, a entidade que mais investigação realiza na área do Cancro, lembra que «é com muita satisfação que a Roche se associa a esta causa, que reflete e distingue o principal motor na evolução das patologias atualmente conhecidas e sobre as quais é urgente desvendar cada vez mais informações, com maior detalhe e qualidade: a investigação científica».



Desde a organização da primeira edição desta corrida até hoje, foram já recolhidos mais de 530 mil euros, que permitiram a atribuição de 46 bolsas de investigação na área oncológica, mantendo vivo o sonho de Terry Fox. A coragem do herói canadiano, impulsionador desta que é mundialmente conhecida como a Maratona da Esperança em dezenas de países, e a mais antiga corrida de solidariedade em Portugal é, ainda hoje, uma das principais mensagens a passar a todos os envolvidos na luta contra o cancro.

Rosa Mota, Mila Ferreira, Pedro Couceiro, Jorge Mourato, Karen Gaidão e Quimbé marcaram também presença na Conferência. No final, os presentes tiveram oportunidade de conhecer um pouco melhor o trabalho da LPCC e alguns dos seus voluntários, através da visita às instalações onde funcionam, por exemplo, o cabeleireiro, a sala de costura e os movimentos de apoio a doentes laringectomizados e ostomizados.



A corrida terá lugar a 12 de Maio, sábado, pelas 11h00, no Parque das Nações (junto ao Pavilhão de Portugal). A inscrição/donativo, pode ser feita no local a partir das 9h30, tem o valor de 5 Euros, e inclui T-Shirt alusiva. Outras contribuições poderão ser feitas no local ou diretamente, na conta da LPCC (NRS) do Banco Espírito Santo, nº 044/02845/000.2. ou NIB 000700440002845000248.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção