PUB
PUB
Nacional
Manuel Clemente será o próximo patriarca de Lisboa
D. Manuel Clemente
Redação Lux em 18 de Maio de 2013 às 09:51
O bispo do Porto, que será anunciado este sábado de manhã como Patriarca de Lisboa na Cidade do Vaticano, foi distinguido em 2009 com o Prémio Pessoa e está de regresso à ¿casa¿ na qual foi bispo auxiliar.

Manuel Clemente tem 64 anos e é natural de Torres Vedras, sucedendo ao cardeal patriarca José Policarpo.

Após concluir o curso secundário, Manuel Clemente frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa pela qual se formou em História.

Ordenado sacerdote a 29 de junho de 1979, ano em que se licenciou em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, Manuel Clemente doutorou-se em Teologia Histórica em 1992 e foi reitor do Seminário Maior dos Olivais.

O futuro Patriarca de Lisboa foi nomeado pelo papa João Paulo II para bispo auxiliar de Lisboa a 11 de novembro de 2011, tendo tomado posse do cargo em março de 2000.

Em 2007, o papa Bento XVI nomeou-o bispo do Porto, sendo, atualmente, vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), presidida por José Policarpo, e membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

O Presidente da República, Cavaco Silva, atribuiu-lhe a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, tendo também sido distinguido em 2009 com o Prémio Pessoa.

Manuel Clemente foi ainda presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicação Social.

José Policarpo, atual patriarca de Lisboa, que se mantém por enquanto à frente da CEP, é natural de Alvorninha, Caldas da Rainha, e completou 77 anos no dia 26 de fevereiro.

Após concluir o curso secundário nos seminários de Santarém e Almada, formou-se em Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Cristo-Rei, dos Olivais, e licenciou-se em Teologia Dogmática, em 1968, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

A ordenação sacerdotal data de 1961, tendo sido nomeado bispo auxiliar de Lisboa em maio de 1978.

Em 1997, ao ser nomeado arcebispo coadjutor do patriarca de Lisboa, adquiriu o direito de sucessão, o que viria a acontecer um ano depois, após o falecimento do cardeal-patriarca António Ribeiro.

José Policarpo passou a ser o 16.º Patriarca de Lisboa e cardeal a partir do consistório de fevereiro de 2001, cinco dias antes de completar 65 anos.

Sócio honorário da Academia Portuguesa de História e da Academia das Ciências de Lisboa, o atual presidente da CEP é académico de mérito da Academia Portuguesa de História.

Entre 1988/1992 e 1992/1996, José Policarpo foi reitor da Universidade Católica Portuguesa, sendo magno chanceler daquela instituição desde 1998.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção