Nacional
Resgate de Tartarugas de Madagascar - Final Feliz!
Resgate de Tartarugas - Zoo Santo Inácio Foto: DR
Redação Lux em 17 de Dezembro de 2011 às 19:02
O Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, recebeu 5 tartarugas de carapaça raiada (astrochelys radiata), no dia 14 de Dezembro de 2011.

As novas habitantes do Zoo cujo destino seria um prato gastronómico asiático ou a medicina oriental, foram salvas pelas autoridades de Hong Kong que interceptaram um navio que as traficava. Foi constituída uma «task force» liderada pelo Zoo de Roterdão que com a ajuda de Zoos da EAZA, Associação Europeia de Zoos e Aquários à complicada tarefa de tratar da documentação necessária e do alojamento de 73 tartarugas em 8 países europeus.

Esta espécie, originária de Madagáscar, tem sido muito ameaçada quer pela destruição de habitat, quer pela sua captura excessiva e caso não seja feito nada em contrário, esta espécie poderá desaparecer nos próximos 50 anos.

O drama destas 5 sobreviventes chega ao fim, após quase um ano de negociações com as autoridades CITES que as resgataram. Graças à disponibilidade imediata do Zoo Santo Inácio para acolher e mitigar o sofrimento destes exemplares, elas encontram-se finalmente a salvo no seu novo habitat - o reptilário do Zoo Santo Inácio.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção