Vote na sua Personalidade Preferida!

Nomeadas

Música

  • ALDINA DUARTE
    Lux 01
    A fadista lançou o seu sexto álbum, “Quando Se Ama Loucamente”, composto por fados tradicionais pouco visitados nas últimas décadas. A autenticidade de Aldina está bem presente, não só na sua forma de interpretação, como na construção de todo o disco.
    Votar
  • CAROLINA DESLANDES
    Lux 02
    A cantora lançou em 2017 uma das músicas mais emblemáticas da sua carreira. Em “A Vida Toda”, Carolina Deslandes fala da sua história de amor e da experiência da maternidade. A canção é um sucesso na rádio e também nas plataformas digitais..
    Votar
  • LUÍSA SOBRAL
    Lux 03
    A cantora escreveu o tema “Amar Pelos Dois”, interpretado pelo irmão, Salvador Sobral, em Kiev, e deu a Portugal a primeira vitória no Festival Eurovisão da Canção. A música foi escolhida para o genérico da novela da Rede Globo “Tempo de Amar”.
    Votar

Cinema

  • DALILA CARMO
    Lux 04
    A atriz entrou no filme “Jacinta”, de Jorge Paixão da Costa, onde interpreta a mãe de Jacinta, uma dos três Pastorinhos de Fátima. Participou também em “Perdidos”, realizado por Sérgio Graciano, um filme de suspense passado num barco perdido em alto mar.
    Votar
  • RITA BLANCO
    Lux 05
    A atriz protagonizou “Fátima”, de João Canijo, que conta a história de um grupo de 11 mulheres que parte de Vinhais, em peregrinação até Fátima. Rita Blanco participou ainda no filme “Colo”, de Teresa Villaverde, que estreou no Festival de Berlim.
    Votar
  • ROSA COUTINHO CABRAL
    Lux 06
    A cineasta foi galardoada com o prémio de melhor realizador no Krajina Film Festival, pelo filme “Coração Negro”, certame que decorreu na República Sérvia de Krajina. O filme conta a história de um casal em crise, que constrói uma casa na ilha do Pico.
    Votar

Teatro

  • ALEXANDRA LENCASTRE
    Lux 07
    Em “Quem Tem Medo de Virginia Wolf”, de Edward Albee, deu vida a Martha, uma mulher que vive um casamento de fachada, cheio de vícios e conflitos. Aos 52 anos, Alexandra Lencastre enfrentou um dos seus maiores desafios profissionais no teatro.
    Votar
  • SIMONE DE OLIVEIRA
    Lux 08
    Em 2017, estreou o espetáculo “Simone, o Musical”, que conta a história da sua vida e homenageia os seus 60 anos de carreira. Simone de Oliveira não só inspirou o autor e encenador, Tiago Torres da Silva, como é a protagonista da sua própria história.
    Votar
  • SISSI MARTINS
    Luxo 09
    Aos 33 anos, arrebatou ao dar vida à jovem Simone de Oliveira no musical que atravessa as diferentes fases da vida da cantora e atriz. A jovem comprovou o seu talento com este papel e cativou a crítica ao interpretar o tema “Desfolhada Portuguesa”.
    Votar

TV Ficção

  • DINA FÉLIX DA COSTA
    Lux 10
    A personagem Rita Ferreira da Fonseca, da novela da TVI, “Ouro Verde”, não deixou ninguém indiferente pelo seu feitio manipulador, mas também cómico. Um papel que marcou a atriz que admitiu ter-se divertido bastante a dar-lhe vida.
    Votar
  • INÊS CASTEL-BRANCO
    Lux 11
    A personagem de Francisca Alves Borges foi, pela sua intensidade, o papel que mais marcou até hoje a carreira da atriz. Inês Castel-Branco foi a grande vilã da novela “Amor Maior”, da SIC, e a sua prestação foi aplaudida por todos.
    Votar
  • MAYA BOOTH
    Lux 12
    Na novela da TVI “A Herdeira”, a atriz dá vida a uma advogada, que deixou de exercer para dar apoio à filha, que sofre de leucemia. Pela filha é capaz de tudo e esse foco põe em risco o seu casamento. Um papel que conquistou a crítica.
    Votar

TV Entretenimento

  • ANA SOFIA MARTINS
    Lux 13
    A atriz acabou o ano de 2017 a abraçar um novo e estimulante desafio. Ao lado de Pedro Teixeira, Ana Sofia Martins apresenta o programa em direto, “Nunca Digas Nunca”, depois de no verão ter substituído Fátima Lopes no programa das tardes da TVI.
    Votar
  • FÁTIMA LOPES
    Lux 14
    Foi mais um ano de muito trabalho para um dos nomes mais credíveis da televisão portuguesa. Fátima Lopes manteve o programa “A Tarde É Sua Sua” no ar, com sucesso, ao mesmo tempo que regressou ao horário nobre com “Let’s Dance – Vamos Dançar”.
    Votar
  • FILOMENA CAUTELA
    Lux 15
    Sem papas na língua e com enorme sentido de humor, Filomena Cautela tem conduzido, maioritariamente sozinha, o programa “5 Para a Meia-Noite” com mestria. Durante todas as quintas-feiras de 2017, a apresentadora garantiu o sucesso do talk-show de humor.
    Votar

TV Informação

  • ALEXANDRA BORGES
    Lux 16
    A jornalista da TVI investigou durante sete meses a rede internacional de adoções ilegais da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). A reportagem “O Segredo dos Deuses” revelou o escândalo que envolvia crianças roubadas do Lar Universal.
    Votar
  • ANA LEAL
    Lux 17
    Uma investigação feita pela jornalista da TVI revelou a forma, alegadamente, danosa como Paula Brito e Costa, presidente da Raríssimas, geriu a associação sem fins lucrativos, em prol da vida de luxo que levava. Um excelente caso de jornalismo de investigação.
    Votar
  • SANDRA FELGUEIRAS
    Lux 18
    A jornalista da RTP continua a dar o seu melhor no “Sexta às 9”, um programa de jornalismo de investigação sobre alguns dos casos mais polémicos da sociedade portuguesa. Sandra Felgueiras apresenta o formato com uma equipa de excelentes profissionais.
    Votar

Literatura

  • ANA TERESA PEREIRA
    Lux 19
    Natural do Funchal, a autora do romance “Karen” foi a vencedora do prémio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa de 2017, organizado anualmente pelo Itaú Cultural no Brasil. Publicou o primeiro livro em 1989, intitulado “Matar a Imagem”.
    Votar
  • ISABEL STILWELL
    Lux 20
    A paixão por romances históricos começou a dar frutos em 2007 e, em 2017, o título “Isabel de Aragão – Entre o Céu e o Inferno” junta-se à coleção que a autora escreveu nos últimos anos. Um livro sobre a rainha que Portugal imortalizou como Rainha Santa.
    Votar
  • MARGARIDA REBELO PINTO
    Lux 21
    O novo romance da escritora, “Antes Que Seja Tarde”, conta a história de três mulheres de gerações diferentes. Mais um best-seller, que se junta a uma lista de mais de 20 títulos, todos um sucesso, lançados por Margarida Rebelo Pinto, que pôs Portugal a ler.
    Votar

Artes Plásticas

  • ANA PÉREZ-QUIROGA
    Lux 22
    O MAAT foi a ‘casa’ do mais recente projeto artístico de Ana Pérez-Quiroga, que usou a cortiça para construir a sua APQHome, um espaço doméstico que convidava a uma experiência imersiva dentro do museu lisboeta.
    Votar
  • FILIPA MOTA
    Lux 23
    Com apenas 20 anos, a artista, que se mudou para Nova Iorque para estudar design gráfico na School of Visual Arts, teve uma peça sua em exposição na Madison Avenue. A peça, feita com 443 garfos, valeu-lhe inúmeros elogios e uma exposição inesperada.
    Votar
  • JOANA VASCONCELOS
    Lux 24
    “Santuário”, um terço gigante com 26 metros, marcou o ano da artista plástica, convidada pelo Santuário de Fátima para fazer uma peça para assinalar o centenário das Aparições de Fátima. A obra foi inaugurada durante a visita do Papa Francisco a Fátima.
    Votar

Moda

  • MARIA CLARA
    Lux 25
    A manequim portuguesa, de apenas 19 anos, continua a somar conquistas na moda internacional. Em 2017, Maria Clara abriu o desifle da Lacoste na Semana de Moda de Nova Iorque e fez editoriais para revistas de todo o mundo.
    Votar
  • MARIA MIGUEL
    Lux 26
    Não sonhou ser modelo, mas entrou pela porta grande no mundo seletivo e concorrido das passerelles internacionais. Com 16 anos, Maria Miguel abriu o desfile da Saint Laurent na Semana de Moda de Paris e tornou-se modelo exclusivo da marca.
    Votar
  • SARA SAMPAIO
    Lux 27
    Sara Sampaio foi escolhida, mais uma vez, para ser um dos anjos da Victoria’s Secret e brilhou na passerelle do desfile que, em 2017, se realizou em Xangai. Aos 26 anos, a manequim é uma das mais requisitadas a nível mundial.
    Votar

Desporto

  • INÊS HENRIQUES
    Lux 28
    A atleta ganhou a medalha de ouro nos 50 km marcha do Campeonato do Mundo, que se realizou em Londres, e superou o seu próprio recorde mundial. Inês Henriques, de 37 anos, é natural de Rio Maior e já prometeu ultrapassar o seu recorde, alcançado em agosto.
    Votar
  • JOANA MOREIRA, BEATRIZ CARNEIRO E RITA FERREIRA
    Lux 29
    As juniores do Acro Clube da Maia conquistaram em outubro a sua terceira medalha de ouro nos Europeus de ginástica acrobática, em Rzeszow, na Polónia. O trio ganhou as três medalhas de ouro que Portugal obteve na prova, de um total de cinco pódios.
    Votar
  • JOANA SCHENKER
    Lux 30
    A jovem natural de Vila do Bispo, em Sagres, tornou-se em outubro de 2017 na primeira portuguesa a sagrar-se campeã mundial de bodyboard. Em agosto, tinha ganho a etapa do circuito mundial na Praia Grande, em Sintra.
    Votar

Política

  • ANA MENDES GODINHO
    Lux 31
    A secretária de Estado do Turismo esteve envolvida em diversos projetos que marcaram a imagem de Portugal no estrangeiro, tal como os Caminhos de Fátima, a propósito da visita do Papa Francisco.
    Votar
  • FRANCISCA VAN DUNEM
    Lux 32
    Francisca Van Dunem, rosto da justiça em Portugal, lidera um setor instável e bastante polémico. A ameaça de greve dos juízes, as penas dos incendiários, a conclusão de inquéritos como a Operação Marquês marcaram o ano que passou.
    Votar
  • RITA RATO
    Lux 33
    A luta pela melhoria das condições de vida e de trabalho continuam a ser os principais temas da agenda da deputada comunista. Aos 35 anos, e natural de Estremoz, Rita Rato é a voz do PCP para a juventude e para a igualdade na Assembleia da República.
    Votar

Negócios

  • PAULA AMORIM
    Lux 34
    Cedo se preparou para ser a sucessora natural do homem mais rico de Portugal. Depois da morte de Américo Amorim, em julho, a empresária assumiu a presidência do Grupo Amorim e prometeu prosseguir a obra do pai.
    Votar
  • RITA NABEIRO
    Lux 35
    É, há seis anos, a CEO da Adega Mayor, em Campo Maior, e o rosto do projeto vinícola do avô, o comendador Rui Nabeiro. Está de corpo e alma no negócio da família e empenhada em ajudar a desenvolver o império.
    Votar
  • RITA PEREIRA
    Lux 36
    Foi em 2016 que a atriz inaugurou o seu projeto empresarial e, desde então, o sucesso da tapiocaria Beiju, o primeiro restaurante português com fabrico próprio de tapiocas, foi tal que, em 2017, marca abriu novas lojas: Cascais, Oeiras e Porto.
    Votar

Solidariedade

  • CARLA OLIVEIRA
    Lux 37
    Está à frente da Casa de Acolhimento Mão Amiga, associação com trabalho de intervenção na área da infância e juventude, que acolhe 12 crianças, dos 0 aos 12 anos de idade, com medidas de acolhimento temporário.
    Votar
  • JOANA SANTIAGO
    Lux 38
    Enfermeira, criou o BIPP – Banco de Informação de Pais para Pais, depois de ter sido mãe de uma criança com deficiência. A missão é encaminhar as famílias de portadores de qualquer tipo de deficiência para instituições que sirvam as suas necessidades.
    Votar
  • NADIA PIAZZI
    Lux 39
    Após a trágica perda do filho nos incêndios de Pedrógão Grande, Nadia Piazzi foi porta-voz das vítimas e seus familiares e criou a Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande, da qual é presidente, e que recebeu o Prémio Cidadania 2017.
    Votar
Regulamento
A Lux escolheu 13 categorias e o júri nomeou três personalidades femininas em cada uma das áreas. Existirá apenas uma vencedora por cada categoria e essa votação será feita por si, via telefone ou através do site Lux.pt.

Vote entre os dias 11 e 24 de janeiro (até às 18h) e eleja a sua personalidade preferida!

As vencedoras serão conhecidas no dia 1 de fevereiro, na edição n.º 927 da revista Lux e em Lux.pt.

Pode também votar por telefone: a cada nomeada corresponde um número de 01 a 39. Para votar na nomeada correspondente à sua escolha, ligue 760 108 001 e siga as instruções da operadora. Custo de participação: 0,60 euros (mais IVA).
Júri
Foi durante um almoço no restaurante II Gattopardo, no Hotel D. Pedro, em Lisboa, que o júri (da esquerda para a direita, Nélson Pereira, treinador de guarda-redes do Sporting, Helena Isabel, atriz, Rodrigo Costa Félix, fadista, Sílvia Rizzo, atriz, António Romano, diretor da Central Models, Luísa Castel-Branco, escritora, Virgílio Castelo, ator, Maria João Lopo de Carvalho, escritora, e Helena Forjaz, diretora de comunicação na Media Capital) debateu e selecionou 39 mulheres, três em cada uma das 13 áreas, que se destacaram ao longo de 2017.
Powered by:
Powered by Seat
Apoios:
Organização:
COPYRIGHT © 2018 - MASEMBA