PUB
PUB
PUB

Vote na sua Personalidade preferida!

Nomeados

Música

  • ANTÓNIO ZAMBUJO
    Lux 01
    António Zambujo regressou em força em 2018, com um novo álbum de originais “Do Avesso”, um disco diferente, arrojado, que arranca este ano em digressão. “Do Avesso” atingiu o 1.º lugar do top nacional de vendas e já alcançou o Disco de Ouro.
    Votar
  • LUÍS REPRESAS
    Lux 02
    Com mais de 40 anos de carreira, Luís Represas lançou em maio de 2018 ”Boa Hora”, que conta com 14 temas originais. Considerado o ‘disco do ano’, pela Sociedade Portuguesa de Autores, o álbum recebeu o prémio Pedro Osório 2019.
    Votar
  • SÉRGIO GODINHO
    Lux 03
    No ativo desde 1971, o músico é um dos nomes mais aclamados da música portuguesa. O ‘escritor de canções’ voltou aos lugares cimeiros do top nacional de vendas com “Nação Valente”, o primeiro álbum de originais desde “Mútuo Consentimento”, de 2011.
    Votar

Cinema

  • ANTÓNIO-PEDRO VASCONCELOS
    Lux 04
    Depois de “Os Gatos Não têm Vertigens” e “Amor Impossível”, o realizador recuou até ao início do Estado Novo, em 1933, para realizar “Parque Mayer”, um filme sobre a liberdade. Nos cinemas portugueses, foi visto por mais de 33 mil espetadores.
    Votar
  • DIOGO AMARAL
    Lux 05
    O ator, de 37 anos, deu vida a Pedro, protagonista de “Pedro e Inês”, de António Ferreira. O filme, inspirado na obra “A Trança de Inês”, de Rosa Lobato de Faria, que marca um momento muito especial na sua carreira cinematográfica.
    Votar
  • GONÇALO GALVÃO TELLES E JORGE PAIXÃO DA COSTA
    Lux 06
    Com “Soldado Milhões”, os realizadores aventuraram-se no primeiro filme sobre os portugueses na Grande Guerra, assim como um raro filme de guerra nacional, que se consolidou como o quarto filme mais visto no no ranking dos filmes nacionais.
    Votar

Teatro

  • DIOGO INFANTE
    Lux 07
    Aos 51 anos, Diogo Infante é um dos atores mais acarinhados pelos portugueses. Diretor artístico do Teatro da Trindade, encenou e protagonizou o texto “O Deus da Carnificina”, de Yasmina Reza, recolhendo grande aplauso pelo seu papel na comédia negra.
    Votar
  • JOSÉ CONDESSA
    Lux 08
    Formado na escola de teatro de Cascais, o ator, de 21 anos, destacou-se na peça “Splendid’s”, de Jean Genet, no Teatro Mirita Casimiro, em Cascais, ao interpretar uma personagem complexa de uma forma considerada extraordinária pelos críticos.
    Votar
  • MARCO MARTINS
    Lux 09
    Marco Martins assina a encenação e dramaturgia da peça “Atores”, que levou ao palco do Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, uma nova experiência de criação teatral coletiva, sobre o que é o trabalho de ator.
    Votar

TV Ficção

  • ALBANO JERÓNIMO
    Lux 10
    Como Miguel, um dos protagonistas da novela “Paixão”, da SIC, um homem injustamente preso por homicídio que, após dez anos atrás das grades, é libertado, o ator, de 39 anos, voltou a afirmar-se como um dos preferidos do público.
    Votar
  • JOAQUIM HORTA
    Lux 11
    No ano em que concretizou o sonho de ser pai, o ator, de 44 anos, conquistou definitivamente os fãs na pele de Rámon Fuentes, um pai cigano muito protetor, na novela “A Herdeira”, da TVI, e como o vilão Vitorino Remédios em 2018, em “Valor da Vida”.
    Votar
  • LUÍS ESPARTEIRO
    Lux 12
    Estreou-se em 1982 na novela “Vila Faia” e, desde aí, é presença regular nas produções de ficção nacional. Na série “A Teia”, Luís Esparteiro conquista no papel de Valdemar Seixas, um homem simples, muito diferente das interpretações feitas pelo ator até agora.
    Votar

TV Entretenimento

  • JOÃO PAULO RODRIGUES
    Lux 13
    Popularizado pela sua personagem Quim Roscas, o humorista, de 40 anos, despediu-se em 2018 do programa “Queridas Manhãs”, da SIC, que o consagrou como um dos apresentadores televisivos preferidos dos portugueses.
    Votar
  • MANUEL LUÍS GOUCHA
    Lux 14
    Com uma longa carreira televisiva, o apresentador segura o leme do programa da TVI, “Você na TV”, em parceria com Maria Cerqueira Gomes. Apresentou ainda em 2018, “A Tua Cara Não Me é Estranha” e “Secret Story – Casa dos Segredos” (7.ª edição).
    Votar
  • VASCO PALMEIRIM
    Lux 15
    2018 foi um ano imparável para o comunicador. Além das “Manhãs da Comercial”, Vasco Palmeirim fez sucesso na apresentação do programa “Joker”, concurso de cultura geral da RTP, e também nas galas do “The Voice Portugal”, ao lado de Catarina Furtado.
    Votar

TV Informação

  • BENTO RODRIGUES
    Lux 16
    Na SIC desde 2004 e pivô do “Primeiro Jornal” desde 2007, o jornalista natural da Lousã é conhecido pelas suas aberturas originais dos telejornais, cativando pelo seu profissionalismo e criatividade mais pessoas para o consumo de informação.
    Votar
  • JOÃO MOLEIRA
    Lux 17
    Os telespetadores estão habituados a ver o pivô, de 41 anos, entrar bem cedo em suas casas através do primeiro bloco informativo da SIC Notícias, a “Edição da Manhã”. Apresenta igualmente, e coordena, o “Primeiro Jornal” da estação, aos fins de semana.
    Votar
  • JOSÉ ALBERTO CARVALHO
    Lux 18
    Aos 51 anos, é um dos mais acarinhados rostos das notícias e o principal rosto da informação da TVI, onde está desde 2011, nomeadamente como pivô do “Jornal das 8”. É também diretor do Comité Editorial do Grupo Media Capital.
    Votar

Literatura

  • AFONSO CRUZ
    Lux 19
    “Princípio de Karenina”, novo romance de Afonso Cruz, lançado em 2018, consagra o autor multipremiado, que criou uma novela lírica de um pai que conta a sua vida a uma filha que não conhece e que não fala a sua língua.
    Votar
  • JOÃO TORDO
    Lux 20
    No livro “Ensina-me a Voar Sobre os Telhados”, o autor conta uma história passada entre o Japão e Portugal, em que um pai e um filho aprendem a amar-se, um espaço onde se procura aceitar dores antigas e abraçar a fragilidade humana.
    Votar
  • JOSÉ EDUARDO AGUALUSA
    Lux 21
    2018 assinala a reedição de um romance marcante do escritor nascido na cidade do Huambo, em Angola: “Teoria Geral do Esquecimento”, distinguido com o Prémio Literário Fernando Namora e finalista do Booker Prize em 2016.
    Votar

Artes Plásticas

  • BORDALO II
    Lux 22
    “Big Trash Animals”, as suas esculturas feitas com recurso a lixo e desperdícios, espalharam pelo mundo a sensibilidade do artista português que, em 2018, foi ainda curador do primeiro festival dedicado à ‘arte do lixo’, Trashplant, em Tenerife.
    Votar
  • RUI CHAFES
    Lux 23
    Prémio Pessoa 2015, o escultor passou em 2018 a ter duas obras no Centro Pompidou, em Paris. Por cá, foi também inaugurada a exposição “Desenhos sem Fim”, concebida para o Centro Internacional das Artes José de Guimarães.
    Votar
  • VHILS
    Lux 24
    Entre as obras do artista português Alexandre Farto, que assina como Vhils, em 2018, destaque para a homenagem à ativista brasileira Marielle Franco, assassinada em março no Rio de Janeiro, com um mural numa parede do Panorâmico de Monsanto, em Lisboa.
    Votar

Moda

  • JÚLIO TORCATO
    Lux 25
    Júlio Torcato fechou a 43.ª edição do Portugal Fashion, em outubro, com uma celebração de 30 anos de carreira que assinalou a sua despedida das passerelles. Longe de parar, o criador parte para apresentações em novos formatos.
    Votar
  • LUÍS ONOFRE
    Lux 26
    A sua marca celebrou, em 2018, o 18.º aniversário e o atual presidente da Confederação Europeia do Calçado expandiu o seu universo de acessórios, acrescentando à marroquinaria feminina e masculina, um conjunto de guarda-chuvas.
    Votar
  • MIGUEL VIEIRA
    Lux 27
    Continuando a celebração dos 30 anos de carreira, foi o criador escolhido para encerrar o segundo dia de desfiles da 43.ª edição do Portugal Fashion. O designer tem participado regularmente em feiras italianas, espanholas e francesas, brilhando internacionalmente.
    Votar

Desporto

  • FERNANDO PIMENTA
    Lux 28
    Um ano de glória para o atleta minhoto, vencedor das provas de K1 1000 metros e K1 5000 metros e bicampeão mundial, coroado com o prémio de Atleta Masculino do Ano de 2018 na recente Gala dos Campeões da Federação Portuguesa de Canoagem.
    Votar
  • JOÃO SOUSA
    Lux 29
    A 6 de maio de 2018, João Sousa fez história no ténis português ao conquistar o Millennium Estoril Open. Duas semanas depois, alcançou a final de pares do torneio de Roma, Internazionali d’Italia, tornando-se no primeiro português a atingir a final de um torneio ATP Masters 1000.
    Votar
  • MIGUEL OLIVEIRA
    Lux 30
    Em 2018, Miguel Oliveira teve uma excelente época, sagrando-se vice-campeão mundial de Moto2, alcançando o segundo lugar do Grande Prémio da Malásia. O piloto, de 23 anos, já tinha conquistado o segundo lugar no campeonato mundial em 2015.
    Votar

Política

  • ANTÓNIO GUTERRES
    Lux 31
    O ex-Alto Comissário da ONU para os Refugiados e Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas desde 2017 acaba de ser galardoado com o prestigiado prémio alemão Carlos Magno, que reconhece as suas contribuições para a unidade da Europa.
    Votar
  • MARCELO REBELO DE SOUSA
    Lux 32
    O Presidente da República Português continua a semear afetos, cumprindo as missões essenciais do Estado. Em 2018, subiu ao palco principal na Altice Arena e foi a estrela do último dia da Web Summit, em inglês e sem discurso escrito.
    Votar
  • MÁRIO CENTENO
    Lux 33
    A 12 de janeiro de 2018, o economista português e ministro das Finanças de Portugal iniciou as suas funções como presidente do Eurogrupo. Centeno foi considerado o melhor ministro das Finanças do ano na Europa, pela revista The Banker, do Financial Times.
    Votar

Negócios

  • JOSÉ NEVES
    Lux 34
    O empresário entrou na história da moda com a criação da Farfetch, uma plataforma eletrónica de produtos de luxo cotada na Bolsa de Nova Iorque, que vende roupa calçado, acessórios e jóias de mais de mil marcas e boutiques. Tem mais de 3 mil colaboradores em 13 escritórios de 9 países.
    Votar
  • MIGUEL BASTOS ARAÚJO
    Lux 35
    O investigador, de 49 anos, especialista em biogeografia e um dos maiores especialistas mundiais em alterações climáticas e biodiversidade foi o vencedor do Prémio Pessoa 2018. O prémio, uma iniciativa do jornal Expresso, tem o valor 60 mil euros.
    Votar
  • MIGUEL PINA MARTINS
    Lux 36
    Um empreendedor que ultrapassou todas as barreiras e transformou uma ideia em que poucos acreditaram na Science4you, uma empresa 100% portuguesa, que fatura mais de 25 milhões com vendas em mais de 50 países e 20 mil pontos de venda.
    Votar

Rádio

  • BRUNO NOGUEIRA
    Lux 37
    Bruno Nogueira regressou, com o emblemático programa “Tubo de Ensaio”, à TSF e passou a apresentar uma rubrica diária na Rádio Comercial, “Não Tejas Medo”, onde faz reflexões profundas sobre a vida e sobre o universo da sua personagem, Amílcar.
    Votar
  • CARLOS VAZ MARQUES
    Lux 38
    Desde 2001, é o responsável pelo programa “Pessoal e... transmissível”, da TSF, por onde já passaram o Dalai Lama e Caetano Veloso, Xanana e Agustina. De segunda a sexta, o jornalista leva ainda à antena “O Livro do Dia”, o que de melhor se edita em Portugal.
    Votar
  • RICARDO ARAÚJO PEREIRA
    Lux 39
    O humorista é também estrela da rádio, onde um público fiel segue o seu sentido de ironia e pertinência a passar a atualidade em revista no “Governo Sombra”, da TSF, e o tão esperado regresso da rubrica “Mixórdia de Temáticas” às manhãs da Rádio Comercial.
    Votar

Digital

  • BRUNO HENRIQUES e SÉRGIO DUARTE
    Bruno Henriques e Sérgio Duarte criaram uma página intitulada Jovem Conservador de Direita, cujo sucesso tem vindo a crescer. Lançaram um podcast e andaram a experimentar os palcos de Aveiro, Porto, Lisboa e Coimbra durante 2018.
    Votar
  • CASAL MISTÉRIO
    Ele cozinha, ela viaja. Testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis e descrevem tudo num estilo muito pessoal que os ‘condenou’ ao sucesso. Com cada vez mais fãs, a marca consolidou-se em 2018 com a organização do evento Brunch Villa by Casal Mistério.
    Votar
  • GUILHERME DUARTE
    O blog Por Falar Noutra Coisa, onde o engenheiro informático tornado sério humorista escreve “opiniões raramente sérias, muitas vezes parvas” sobre a atualidade, tornou-se um fenómeno na internet, onde além de milhares de fãs, coleciona milhares de haters!
    Votar
Regulamento
A Lux escolheu 14 categorias e o júri nomeou três personalidades masculinas em cada uma das áreas..

Existirá apenas um vencedor por cada categoria e essa votação será feita por si, via telefone ou através do site Lux.pt.

A votação decorrerá entre os dias 20 de fevereiro e 4 de março (até às 18h).

As personalidades vencedoras serão conhecidas no dia 12 de março, na edição 1037 da Lux, e em Lux.pt.

Pode também votar por telefone ligando para o número correspondente a cada um dos nomeados. Custo de participação: €0,60 (mais IVA).
Júri
Júri não disponível.
Powered by:
Powered by Seat
Apoios:
Organização:
COPYRIGHT © 2020 - MASEMBA