PUB
PUB
Notícias
Pedro Couceiro sensibiliza população para o enfarte
Pedro Couceiro sensibiliza população para o enfarte
Redação Lux  com AM em 14 de Maio de 2012 às 17:37
O piloto Pedro Couceiro juntou-se à campanha de sensibilização da população portuguesa para os sintomas do Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM).

Esta iniciativa surge no âmbito da campanha «NÃO PERCA TEMPO. SALVE UMA VIDA - O ENFARTE NÃO PODE ESPERAR!» da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), membro da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), que conta com o apoio da Galp Energia.

Em vários postos da Galp, voluntários da empresa informam e sensibilizam a população, através da distribuição de materiais informativos e educacionais, para os sinais e sintomas de enfarte.

«É muito importante sensibilizar a população para a chamada rápida de auxílio, em caso de sintomas de um enfarte. Junto-me a esta iniciativa porque eu próprio já tive familiares com problemas coronários e sei o quão importante é agir rapidamente», refere Pedro Couceiro.

A campanha de sensibilização pretende alertar a população portuguesa para a importância de conhecer os sintomas, agir rapidamente, ligar 112, de forma a ser encaminhado para o hospital onde possa receber o tratamento mais adequado. O objetivo é reduzir a mortalidade por enfarte agudo do miocárdio (EAM), através do acesso dos doentes às terapêuticas mais adequadas, como é o caso da angioplastia primária.

Os sintomas mais comuns de um EAM são: dor no peito, por vezes com irradiação ao braço esquerdo, costas e pescoço; podendo ser acompanhada de suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade. A população deve compreender a importância de ligar de imediato 112, de forma a garantir um rápido e correto tratamento para o EAM.

«Uma das principais barreiras ao tratamento do enfarte é o tempo que se perde desde que o doente apresenta os primeiros sintomas até receber o tratamento adequado. O doente deve ligar de imediato para o número de emergência, 112, para que receba de imediato o correto tratamento, e não deverá deslocar-se para o hospital pelos seus próprios meios», afirma o Dr. Hélder Pereira, Presidente da APIC e Director do Serviço de Cardiologia do Hospital Garcia de Orta.

«Esta nova campanha pretende ajudar a população a reconhecer os sintomas de um enfarte, para que o tempo de resposta seja reduzido», conclui o especialista.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção