PUB
PUB
Notícias
Novembro é o melhor mês do ano para fazer dieta
Dra. Sandra Marques - Medicina Interna
Redação Lux em 18 de Novembro de 2016 às 11:14

Artigo escrito pela Dra. Sandra Marques - Medicina Interna

Novembro é o melhor mês do ano para fazer dieta. Sabe porquê?

O Ano Novo é tradicionalmente aquela altura em que nos comprometemos a comer de forma mais saudável, a fazer mais exercício e a ficar em forma. Mas e se começarmos a fazê-lo antes?

Segundo um estudo desenvolvido pelo Professor Brian Wansink, da Universidade de Cornell, em Nova Iorque, o nosso peso atinge o valor mais baixo, durante todo o ano, no período compreendido entre novembro e dezembro (antes do Natal). Este estudo analisou as alterações de peso de 1800 adultos residentes nos Estados Unidos, Japão e Alemanha durante doze meses e confirmou a existência do peso de férias, resultado dos excessos do verão.

Com estes dois dados, que agora estamos mais magras do que no resto do ano e que temos a época natalícia a chegar, o Professor Wansink recomenda não esperar pelo ano novo para tomar a resolução de perder peso quando o pode fazer já.

Se começar a fazer dieta agora, que pesamos menos, vai precisar de menos tempo para alcançar os seus objetivos e assim, preparar a época natalícia que é tão rica em doçarias. Se conseguir manter o peso durante o Natal, balanceando escolhas saudáveis com a tentação dos doces, sentirá maior facilidade em prosseguir com os bons hábitos durante o resto do ano.

A verdade é que o verão e o final do ano, com o Natal e o Réveillon, são as alturas do ano mais propícias ao aumento de peso e alimentação desregrada. No entanto, o período intermédio é sempre um bom momento para perder peso, fazer exercício, ter uma rotina saudável e começar a consolidar os hábitos que a ajudarão a ultrapassar com relativa facilidade estas épocas em que fazemos mais transgressões.

Existe o mito de que perder peso no outono/inverno pode ser mais difícil devido às comidas mais calóricas, no entanto o frio pode ser um excelente aliado já que com temperaturas baixas o corpo perde calor e passa a trabalhar mais para se manter quente, processo conhecido como termogénese, que provoca uma aceleração do metabolismo levando à queima de mais calorias e, consequentemente, de gordura corporal.

Isto é uma grande ajuda porque poucas dietas permitem uma perda efetiva de gordura – as dietas hipocalóricas, por exemplo, queimam tanto gordura como músculo. Nestas situações, uma dieta proteinada realizada com o apoio de um médico e de uma equipa multidisciplinar tem se revelado uma opção eficaz, uma vez que utiliza os depósitos de gordura como fonte de energia, permitindo uma perda de peso rápida com resultados visíveis no perímetro abdominal.

O paciente adquire hábitos saudáveis desde o início e a perda de peso rápida aumenta a motivação e a adesão ao tratamento, mesmo em épocas onde habitualmente há maior descontrolo sobre a alimentação e exercício. Um estudo publicado na revista científica Endocrine (Estudo ProKal - http://www.pronokal.com/media/cms_page_media/141/PROKAL_Study.pdf), atesta a segurança do método e mostra que com este tratamento os resultados são três vezes superiores aos da dieta hipocalórica: ao fim de dois meses é possível perder até 15 quilos, em comparação com os 5 quilos de uma dieta de baixas calorias.

Portanto, contacte um médico e comece hoje o processo que a ajudará a atingir o seu peso ideal. Aproveite esta altura chave e use a motivação dos excessos que ganhou e a vontade de estar bem no ano novo para recuperar a sua figura.

Dra. Sandra Marques - Medicina Interna

Malo Clinic

Av. dos Combatentes, nº43

1600-042 Lisboa

Portugal

Telefone: (+351) 217 228 100

 

 

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção