Notícias
Redação Lux em 22 de Dezembro de 2017 às 09:25
Um dentinho no sapatinho
1/2 - Caso Dr. Esmeralda Martins - Clínica Milénio
2/2 - Esmeralda Martins - Caso de reabilitação

Um dentinho no sapatinho por Dra Esmeralda Martins

Às portas do Natal, recebi no consultório três jovens que me traziam uma fotografia da mãe para eu orçamentar, por alto, a reabilitação da sua boca. Criados pela mãe, que enviuvou muito cedo, as duas raparigas na casa dos vinte anos e o rapaz, ainda adolescente, andavam a fazer biscates, a trabalhar à noite e a dar explicações, para oferecer à mãe “um sorriso perfeito”. Faltava-lhe um dente explicaram. Partira-o num acidente de carro há cerca de um ano. A mãe tratara do arranjo do carro mas nunca chegou a ir ao dentista. Continua a tratar dos cursos, dos livros, de tudo na casa  mas nunca tratou do dente e disse-lhes que não era urgente, que mal se notava. Os miúdos, que tinham os dentes cuidados e perfeitos porque a mãe cuidava deles e não deixava que nada lhes faltasse, sabiam que não era bem assim e notavam que a mãe sorria cada vez menos e que tinha vergonha.  Fiquei imediatamente comovida com a história e logo ali tornada cúmplice porque a mãe, no dia que se dirigisse ao consultório, não saberia do plano. Era o seu presente de Natal. Um dentinho no sapatinho, brincou o mais novo e fiquei enternecida com a expressão. A verdade é que cada vez mais surgem na altura do Natal pessoas que vêm fazer a reabilitação oral e estética e que encaram isso como um presente para si próprias. Da mesma maneira, tenho cada vez mais pacientes que oferecem a si próprios um embelezamento de sorriso pelo 40º ou pelo 50º aniversário. Mas nesta forma de surpresa para a mãe, no Natal, foi a primeira.

A “senhora mãe” chegou bem cedo como tínhamos combinado. Na casa dos 45 anos, acusava de facto, logo na primeira impressão, a falta de um dente canino o que já lhe marcara rugas de expressão e perda de firmeza no rosto. Sentou-se a achar que ia fazer apenas uma limpeza e um branqueamento, que a filha tinha ganho num passatempo de uma revista. Começámos exatamente por uma destartarização e pelo diagnóstico. Sem cáries nem infeções, a mãe tinha dentes lascados e gastos devido ao stress que a fazia cerrar os dentes, quase sem dar conta, com demasiada pressão.   

Quando chegámos à parte de fazer um molde para o dente em falta, a mãe já tinha percebido que havia ali uma operação de makeover dentário em curso e que o seu dia de folga ia ser passado ali, comigo, e com os filhos, que se foram revezando na companhia à mãe.

Todo o tratamento foi feito na hora. Além do implante dentário, colocámos facetas feldspáticas nos incisivos do maxilar superior para fechar espaços e harmonizar o alinhamento dos dentes. Substituimos também restaurações antigas, os vulgares  “chumbos” que se notavam quando abria a boca e, no final, este “dentinho no sapatinho” foi coroado com um branqueamento Philips Zoom.

O resultado rejuvenesceu consideravelmente o seu aspeto e fez-lhe um verdadeiro lifting pois com as facetas e o novo dente,  os tecidos do rosto ganharam nova sutentação. Além disso, o alinhamento harmonioso eliminou problemas de mastigação que se iriam acentuar se não fosse tratado.

Dei o espelho aos filhos para serem eles a mostrar o resultado. Gritaram “Feliz Natal!” e puseram o espelho à sua frente. A mãe comoveu-se e eu confesso que também me emocionei. Foi um verdadeiro momento natalício aqui no consultório que nos inspirou a todos com tanto amor e carinho. Feliz Natal!

Dra.Esmeralda Martins 
Médica-dentista 
Clínica Milénio 
Rua Manuel Silva Leal, 11-C 1600-166 Lisboa  
t +351 217 277 265  
f +351 217 277 264  
e.geral@clinicamilenio.com 
www.facebook.com/Esmeraldamartinsdentista

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção