PUB
PUB
Notícias
Sumos de fruta e vegetais combatem Alzheimer - parte I
Vegetais (Arquivo)
Redação Lux  com por Humberto Barbosa em 19 de Junho de 2010 às 09:01
Sabe normalmente bem beber sumos de fruta natural, mas ainda sabe melhor quando o tempo começa a aquecer. E ainda bem, porque além de todos os benefícios que trazem para a saúde, com a sua concentração de vitaminas, as mais recentes pesquisas mostram que os sumos de fruta e de vegetais podem reduzir em 76% o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

Os resultados são de uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina Vanderbilt, nos Estados Unidos, que envolveu quase duas mil pessoas ao longo de 10 anos. As pessoas que beberam sumos de fruta e de vegetais mais de três vezes por semana reduziram o risco de Alzheimer em 76%, contra aquelas que não beberam sumos mais do que uma vez por semana.

Segundo os investigadores de Seattle, os responsáveis por este benefício são os polifenóis, encontrados em grande quantidade na fruta e nos legumes, e que podem interromper o processo de acumulação de uma proteína no cérebro, a proteína beta-amilóide, que se acredita estar associada à doença de Alzheimer. Estes fitoquímicos são antioxidantes e podem fornecer protecção contra a doença, neutralizando os efeitos dos radicais livres.

Esta é uma excelente notícia para as mais de 13 milhões de pessoas afectadas actualmente pela doença de Alzheimer, a forma de demência mais comum. A investigação aponta no sentido de os sumos naturais diminuírem a probabilidade de desenvolver a doença, mas tem uma limitação, porque não há informação sobre tipos específicos dos sumos de vegetais mais indicados para o efeito.

Idealmente, dever-se-á utilizar diversos tipos de legumes, como a beterraba, o aipo, o pepino e a alface, entre outros, que dão bebidas muito agradáveis, principalmente quando misturados com fruta de travo doce, como a maçã.

Outro facto interessante é referir-se que é o sumo da fruta que faz a diferença, e não a fruta comida inteira, porque quando é feito o sumo tudo é aproveitado, desde a casca às sementes, tornando a bebida mais rica em antioxidantes.

Neste estudo conclui-se que o consumo de um copo de sumo, pelo menos, três vezes por semana significa quatro vezes menos risco de desenvolver Alzheimer, como defende o investigador Qi Dai, responsável pela investigação. Se o sumo de vegetais ou fruta for ingerido apenas uma ou duas vezes por semana, só há uma diminuição de 16% no risco de desenvolver a doença.

Claro que a situação ideal é fazer os sumos em casa e bebê-los de imediato, mas os sumos naturais comprados já feitos também apresentam benefícios, desde que sejam mesmo naturais e sejam 100% sumo de fruta. Por outro lado, o tipo de fruta usado parece não ser o mais importante nesta questão, sendo possível escolher a fruta que mais nos agrada.

No entanto, como em todos os estudos ainda em fase de investigação, é preciso encarar esta investigação com precaução, pois é necessário haver mais pesquisa que fundamente estas conclusões. E é importante referir que este estudo foi efectuado apenas com a cerca de duas mil pessoas e foi confinado a um grupo populacional particular, constituído por nipo-americanos, sendo necessária mais pesquisa para validar a investigação.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção