PUB
PUB
Notícias
Amamentação reduz risco de infeções nos ouvidos, diz especialista
Amamentar
Redação Lux em 28 de Outubro de 2014 às 12:26
A amamentação, um tema bastante controverso, continua a somar argumentos opostos. Um estudo da Universidade de Atlanta, depois de estudar milhares de bebés desde o seu nascimento até os seis anos, demonstrou que, os que tinham sido amamentados eram menos propensos a sofrer de infeções do ouvido médio, nariz e garganta. E quanto maior o período de amamentação no primeiro ano, menos probabilidades teriam as crianças de sofrer infeções.

Estima-se que 20% das crianças até aos quatro anos têm pelo menos uma otite por ano. As otites surgem, normalmente, após gripes, constipações e infeções de garganta, já que os vírus e bactérias que infetam o nariz e a garganta atingem o ouvido médio através da trompa de Eustáquio. No caso dos bebés nem sempre é fácil detetá-las mas é preciso ter especial atenção se a criança estiver a mexer constantemente no ouvido e se notar alguma mudança de humor e irritabilidade, ou mesmo febre.

¿Este estudo tem provas fortes de que os benefícios da amamentação ajudam a prevenir infeções nos ouvidos. As crianças não têm a sensação de ouvido tapado tão apurada como os adultos, e queixam-se apenas da sensação de dor, na maioria das vezes. Uma infeção do ouvido médio pode deixar graves sequelas, como a perda permanente do nível de audição, o que pode levar a atrasos no desenvolvimento da linguagem, distúrbios da fala e menor facilidade de aprendizagem¿, comentou Dulce Martins Paiva, diretora geral da GAES ¿ Centros Auditivos em Portugal.

As crianças tendem a ser mais atingidas pelas otites médias devido à condição anatómica do ouvido nesta fase da vida e à maior incidência de infeções virais e bacterianas.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção