PUB
PUB
Notícias
7 dicas para cuidar dos seus ouvidos neste verão
Crianças lançam 378 vídeos para ensinar adultos a comer mais saudável Foto: DR
Redação Lux em 2 de Julho de 2015 às 14:47
Estão a chegar as férias e com elas, longas tardes de sol e mar (ou piscina!), e o descanso merecido.

Para que os seus ouvidos se mantenham saudáveis nestes meses quentes e de exposição ao calor e a ambientes húmidos, a GAES, líder ibérica em soluções auditivas, partilhou 7 dicas simples.

- Evite nadar em praias com águas pouco saudáveis: a listagem de praias com Bandeira Azul é extensa e percorre todos os pontos da costa portuguesa. A água contaminada contém centenas de bactérias e germes que podem danificar o equilíbrio delicado dos ouvidos.

- Não utilize cotonetes ou elementos perfurantes para limpar os ouvidos: estes dificultam o sistema natural de limpeza que tem o ouvido, provocando obstruções.
Seque os ouvidos depois de cada banho para evitar a humidade no canal auditivo, que pode gerar infeções por fungos ou bactérias.

- Mergulhe lentamente: a pressão de águas profundas pode causar danos auditivos e facilitar infeções.
-
Use protetores auditivos de banho, preferivelmente de material flexível, leve e hipoalergénico. Desta forma protegerá a sua audição e evitará os contágios.

- Em viagens de avião, cuidado com a pressão nos ouvidos na aterragem ou descolagem: recomenda-se espirrar ou mascar uma pastilha elástica. Se continuar com os ouvidos “tapados” 48 horas depois, visite um especialista.

- Cuidado com as correntes de ar no carro: nada é mais atrativo em tempo agradável que viajar de carro com os vidros descidos, apreciando a brisa, mas as correntes de ar aumentam o risco de infeções devido ao excesso de ar que entra no canal auditivo.

“As crianças e os idosos, bem como as pessoas que realizam desportos aquáticos, estão entre aqueles que devem ter cuidado acrescido com a audição nesta altura”, identifica Dulce Martins Paiva, Diretora-Geral da GAES – Centros Auditivos em Portugal. “Podem, por exemplo, usar protetores auditivos e seguir estas recomendações, impedindo que uma infeção ou dores de ouvido estraguem as férias”.
 
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção