PUB
PUB
Notícias
Saúde: Transformar completamente um sorriso e torná-lo perfeito e atraente
Depois - Coroas imediatas em cerâmica anteriores - caso Foto: Esmeralda Martins Divulgação
Redação Lux em 21 de Julho de 2014 às 10:14
O caso de Ana é perfeito para ilustrar os avanços na medicina dentária e o desconhecimento que ainda existe dos novos e modernos processos para transformar completamente um sorriso e torná-lo perfeito e atraente.

Como tantos portugueses, Ana viu-se obrigada a sair de Portugal para trabalhar em Angola onde goza de grande sucesso profissional. Com uma agenda de trabalho muito intensa e estadas em Portugal muito curtas, acomodou-se a um sorriso que não refletia a sua condição económica privilegiada, nem a sua idade, a caminhar para os cinquenta.

Acomodou-se também por estar longe de imaginar que existe a chamada estética dentária com procedimentos rápidos e eficazes para realizar um makeover dentário que reabilita completamente a boca e devolve a juventude ao sorriso.

Ana, que nunca fica em Portugal mais que quatro, cinco dias, entrou no meu consultório por acaso, apenas para se encontrar com uma amiga que viera realizar um branqueamento.

Neste encontro ocasional, questionei-a pela ausência de dentes e foi só quando falámos e propus a colocação de coroas que esta executiva teve conhecimento dos processos que existem atualmente, da facilidade de execução e da pouca morosidade do processo, já que para si o tempo vale ouro.

Com a sua colaboração projetámos logo ali, através do novo sistema Cerec, o sorriso ideal para si. Este sistema computorizado tira uma fotografia à dentição que é transportada digitalmente e permite assim ao paciente colaborar, no momento, lado a lado, na criação do sorriso.

Não pode haver caminho melhor para o sucesso do resultado do que esta colaboração entre dentista e paciente porque a estética é sempre relativa e os gostos discutem-se. Através deste sistema Ana pôde, além da forma, escolher também a cor dos dentes que mais lhe agradava. Foi assim que fez coroas imediatas de pré molar a pré molar. Ao seu gosto. E ainda lhe sobrou tempo para fazer um branqueamento antes de fazer muitas coisas em Lisboa e regressar a Angola. O resultado superou as suas expetativas. Ficou mais bonita, mais jovem, mais feliz. Agora, o sorriso reflete a sua personalidade e a sua postura perante a vida.

Com este caso apercebemo-nos de que os pacientes hoje não estão só em Portugal, estão pelo mundo, e que há ainda muito desconhecimento sobre a intervenção da estética dentária. A maioria das pessoas julga que são precisos meses, até anos, de procedimentos dolorosos para ¿tratar da boca¿. Não é verdade, há atualmente soluções muito práticas, há muitos trabalhos que se realizam num só dia, numa única visita ao dentista e depois as visitas regulares, imprescindíveis, são curtas e não têm de ser desagradáveis. Apercebemo-nos também que os sorrisos feios, desdentados ou amarelos não são exclusivos das classes mais baixas. Muitas pessoas, mesmo sem problemas financeiros, como Ana, deixam-se acomodar. Muitas também não gostam da sua boca mas não sabem o que está errado, não têm noção do que fazer para melhorar nem do profundo impacto que um makeover dentário vai ter nas suas vidas. E o impacto é muito positivo e gratificante a todos os níveis.

Esmeralda Martins

Médica-dentista

Clínica Milénio Lisboa

t +351 217 277 265

f +351 217 277 264

www.facebook.com/Esmeraldamartinsdentista
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção