Moda e Beleza
Redação Lux em 6 de Maio de 2015 às 11:54
Estética dentária e o lifting do sorriso por Dra Esmeralda Martins
1/5 - Dra Esmeralda Martins médica-dentista Foto: Divulgação
2/5 - Antes - Foto Esmeralda Martins Divulgação
3/5 - Antes - Foto Esmeralda Martins Divulgação
4/5 - Depois - Foto Esmeralda Martins Divulgação
5/5 - Depois - Foto Esmeralda Martins Divulgação
Por Dra Esmeralda Martins

Com o avanço da idade e o inevitável envelhecimento, o sorriso também se ressente, transforma-se, tal como a estrutura do rosto – o oval que se vai perdendo, ; enfim, perde vivacidade, descai… A partir dos 30 mas sobretudo 40, a preocupação com as rugas, com a flacidez e a perda de tónus no rosto, é generalizada, uma angústia devolvida  pelo espelho a cada dia. Na cadeira do consultório, confidenciam-me esse desânimo. Felizmente, a área da medicina dentária e da estética dentária tem uma palavra a dizer nessa matéria, oferecendo soluções de grande impacto, nomeadamente pela reposição de dentes em falta.

É fácil repararem que os sorrisos mais jovens são, de forma natural, os mais sãos. Com a idade, pessoas desdentadas adquirem rostos magros, caídos, sem sustentação. As mudanças que sofremos nos dentes, desaparecidos ou simplesmente mais gastos influenciam a maneira como a pele e o tecido muscular assentam, contribuindo para um aspeto envelhecido.

Por exemplo, o problema estético conhecido popularmente como o "bigode chinês", por causa dos vincos que se formam dos dois lados da boca, vindos dos cantos do nariz (semelhantes aos típicos bigodes ancestrais dos chineses) dão um aspeto terrivelmente envelhecido ao rosto. Várias pessoas recorrem ao cirurgião plástico mas o motivo do aparecimento do bigode chinês pode ser apenas falta, ou desgaste dos dentes promovido pelo tempo, stress ou bruxismo (ranger os dentes).

As periodontites, inflamações nas gengivas que levam à perda das gengivas, dentes e à perda óssea progressiva, são uma doença comum da boca com reflexos diretos na estética do rosto. Em casos de dentes em falta, os tratamentos estéticos serão muito mais eficazes se a dentição que faz o sorriso e suporta toda a estrutura do rosto estiver em perfeitas condições. Atualmente, por isso, vai-se ganhando consciência do poder de lifting da saúde oral e é por isso que se fala no lifting do sorriso.

Orientado no tratamento adequado e valorizada a estética dentária o paciente ganha um sorriso mais cheio e um contorno de rosto mais suave. Os lábios e bochechas ganham uma boa sustentação; anulam-se espaços negros no sorriso, os dentes ficam saudáveis e bem alinhados, o que dá o aspeto de jovialidade, isto respeitando sempre os contornos faciais naturais do paciente.

Refira-se que o tratamento dentário em adultos é abordado de forma muito diferente do que em jovens em crescimento, sendo fundamental respeitar as expetativas individuais e proporcionar um tratamento rápido.

Graças aos avanços em diversas áreas hoje os tratamentos são mais eficientes, mais rápidos e indolores.

Por último, uma dica simples para tirar uma década de cima do sorriso é o branqueamento dentário. É que os próprios dentes, mesmo sem outras maleitas, também envelhecem, também acusam a passagem do tempo, da alimentação e, sobretudo nos fumadores e grandes consumidores de vinho tinto, chá ou café, vão ficando mais escuros e amarelos. Um branqueamento dentário profissional devolve a frescura ao sorriso. E é um daqueles “liftings” de hora de almoço que faz mesmo sorrir com mais gosto e auto-estima.

Dra.Esmeralda Martins
Médica-dentista
Clínica Milénio
Rua Manuel Silva Leal, 11-C 1600-166 Lisboa 
t +351 217 277 265 
f +351 217 277 264 
e.geral@clinicamilenio.com
www.facebook.com/Esmeraldamartinsdentista
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção