PUB
PUB
Notícias
Redação Lux  com CSS em 25 de Maio de 2015 às 18:11
Maio, Mês do Coração!
1/2 - Helena Cid Foto: DR
2/2 - Helena Cid Foto: DR


Todos sabemos que o colesterol elevado é um dos responsáveis pelo desenvolvimento das doenças cardiovasculares. Cerca de 70% dos portugueses adultos tem o colesterol elevado.
 
Recentemente um estudo Europeu veio demonstrar que apenas uma pequena percentagem 27% é que toma medidas para reduzir o colesterol e é efetivo na sua redução. 
 
Afinal ainda há alguns mitos em relação ao colesterol e é necessário quebrar algumas barreiras. Não devemos pensar que para reduzir o colesterol temos que fazer uma alimentação cheia de sacrifícios. 
 
Existem alimentos que são grandes aliados na luta contra o colesterol total e o mau colesterol. 
 
Exemplo disso, são os alimentos enriquecidos com esteróis vegetais que passaram por uma inúmeros estudos científicos e foram submetidos a um rigoroso processo de aprovação pelo Comité Científico para Alimentação Humana, da União Europeia, no que respeita à sua segurança e a sua eficácia na redução do colesterol. Estes alimentos enriquecidos com esteróis vegetais são indicados para quem tem o colesterol elevado e a própria União Europeia criou uma legislação específica. 
 
Os esteróis vegetais encontram-se em pequeníssimas quantidades em alimentos que ingerimos diariamente, como os frutos, as hortaliças e legumes, os óleos vegetais e os cereais, mas para se obter uma redução significativa no colesterol é necessário enriquecer alguns alimentos. Os alimentos enriquecidos com esteróis vegetais que temos disponíveis em Portugal, são os cremes vegetais para barrar e o leite fermentado (iogurte).
 
Por terem uma estrutura muito semelhante ao colesterol, os esteróis vegetais competem com o colesterol dificultando e impedindo a sua absorção, por isso, ao fim de 3 semanas, reduzem  o colesterol de 7 a 10%. Para que essa redução seja eficaz é necessário que se cumpra com a dose diária recomendada, por isso, consulte a informação disponível na embalagem.
 
É importante associar uma alimentação equilibrada, um estilo de vida saudável a redução poderá ser muito superior.
 
Várias instituições quer nacionais quer internacionais são unânimes em reconhecer o papel positivo que os alimentos enriquecidos com esteróis vegetais têm tido, ajudando milhares de pessoas em todo o mundo a reduzir o colesterol total e o mau colesterol.

Valores recomendados para o colesterol
- Colesterol Total £ 190 mg/dl
- Colesterol LDL ou Mau colesterol £  115 mg/dl
 
Colesterol HDL ou Bom colesterol  >35 mg/dl – Homens
Colesterol HDL ou Bom colesterol >45 mg/dl – Mulheres
 

Helena Cid
Nutricionista



 
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção