PUB
PUB
Nacional
Legionella: Surto provocou até hoje 316 casos e 7 mortos
Legionella
Redação Lux  com CSS em 14 de Novembro de 2014 às 18:00
A Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou hoje que o número de infetados com legionella subiu para 316, com mais novos cinco casos de infeção desde quinta-feira, mantendo-se sete vítimas mortais confirmadas.

«Em termos acumulados, verificaram-se, até agora, 316 casos, dos quais 308 foram internados na Região de Lisboa e Vale do Tejo, três na Região Norte, quatro na Região Centro, um na Região do Algarve», refere a DGS em comunicado.

Dos doentes internados na zona de Lisboa e Vale do Tejo, 44 já tiveram alta clínica, tal como um dos doentes que estava internado num hospital da zona Norte.

Bactérias nas torres de arrefecimento são as mesmas que infetaram alguns doentes

O diretor geral da Saúde anunciou hoje que alguns dos doentes com legionella têm a bactéria encontrada em torres de arrefecimento de fábricas em Vila Franca de Xira, que não identificou por o caso estar «em segredo de justiça».

Francisco George falava aos jornalistas no final da apresentação dos resultados dos estudos epidemiológicos efetuados pela taskforce constituída para acompanhar o surto de legionella em Vila Franca de Xira, que conta com a presença dos ministros da Saúde, Paulo Macedo, e do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva.

Segundo Francisco George, o surto - que causou 316 doentes e sete mortos - deveu-se a uma «conjugação rara de fatores ambientais que explicam a magnitude do surto» e que incluiu «uma elevada concentração de bactérias e aerossóis em torres de arrefecimento», além de condições climatéricas específicas.

GEOTA diz que monitorização foi insuficiente

O presidente do GEOTA considerou hoje insuficiente a monitorização da qualidade do ar e da emissão de substâncias, realizada pelas empresas e pelo Estado, e realçou que em Portugal falta cultura de prevenção de riscos.

Falando à agência Lusa a propósito do surto de legionella que afeta a região de Vila Franca de Xira e, desde 07 de novembro, originou 311 casos de infeção, causou sete mortos e um óbito ainda sob investigação, João Joanaz de Melo disse que «a monitorização desta situação não foi suficiente», da parte das empresas e do Estado.

Hospital V.F. Xira cria plano para acompanhar doentes após a alta

O Hospital de Vila Franca de Xira (HFVX) vai acompanhar os doentes com legionella após a alta hospitalar para evitar «riscos de agravamento», através de um plano que inclui contactos telefónicos e consultas de acompanhamento.

Em comunicado, o hospital adiantou que já tiveram alta até ao momento 17 doentes afetados pelo surto de legionella na zona de Vila Franca de Xira, que ao todo já infetou mais de 300 pessoas.

O plano de acompanhamento dos doentes com legionella após a sua alta envolve o hospital e as unidades de cuidados de saúde primários da zona, nomeadamente o agrupamento de centros de saúde do Estuário do Tejo.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção