PUB
PUB
Notícias
Saúde: Óleos atenuam o aspeto das cicatrizes pós cesariana
Drª Teresa Laginha Foto: Divulgação
Redação Lux em 17 de Agosto de 2015 às 14:33
Por Dra. Teresa Laginha

As cicatrizes são inestéticas e podem mesmo condicionar a mobilidade da pele sobre os órgãos, músculos e articulações. A boa notícia é que é possível melhorar a aparência destas marcas na pele através da aplicação de óleos que têm propriedades revitalizantes e emolientes.
 
É importante lembrar nesta altura do ano, que as cicatrizes, sobretudo as mais recentes, devem ser protegidas da exposição solar pela utilização de um creme ou stick com um fator de proteção elevado.
 
Não há uma forma de fazer desaparecer completamente o tecido cicatricial fibrótico resultante da cesariana. Contudo, há medidas que podem ajudar a atenuar o aspeto das cicatrizes, como a utilização de óleos à base de vitaminas e extratos de plantas, que são facilmente absorvidos pela pele sem deixar resíduos oleosos. A absorção profunda dos produtos na pele tornam-na mais macia e aumentam a sua elasticidade.
 
Algumas das vitaminas que devem fazer parte desses óleos são as vitaminas A e E. A vitamina A favorece a formação de novo colagénio e contribui para a renovação dos tecidos, o que melhora a textura da pele e a sua tonalidade. A Vitamina E tem uma ação antioxidante, atuando de uma forma positiva sobre a as cicatrizes.
 
Para além de vitaminas, idealmente um bom óleo que contribua para o processo de cicatrização deverá conter na sua formulação óleos de extratos de plantas como os óleos de Calêndula, Lavanda e Alecrim. O Óleo de Calêndula, proveniente das flores de malmequer, conduz à regeneração celular e à redução da inflamação superficial da pele. O Óleo de Lavanda contribui para a suavidade e firmeza da pele. O Óleo de Alecrim tem propriedades antissépticas. E o Óleo de Camomila tem benefícios calmantes e relaxantes.
 
A combinação de todos estes elementos resulta em óleos que têm um efeito benéfico sobre as cicatrizes. Por isso não se esqueça. Se foi recentemente submetida a uma cesariana, após a cicatrização aplique diariamente um óleo específico sobre a marca resultante da cirurgia. 

Dra. Teresa Laginha
Especialista em Medicina Geral e Familiar
APDP - Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal 
R. Rodrigo da Fonseca 1, 1250-189 Lisboa
Tel: 21 381 61 00


 
 
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção