Vídeos
Vídeo: Mulheres com cancro da mama sensibilizam para a importância do tempo partilhando o seu testemunho de vida
Mulheres com cancro da mama sensibilizam para a importância do tempo partilhando o seu testemunho de vida
Redação Lux em 30 de Outubro de 2017 às 18:29

Tempo Para Viver é uma iniciativa que junta mulheres portuguesas com cancro da mama nas várias fases da doença e que visa sensibilizar a população para a importância do tempo na perspetiva das doentes.

A campanha, que surge no âmbito do Mês de Sensibilização para o Cancro da Mama e pretende transmitir uma mensagem de esperança a todas as mulheres que vivem a experiência do cancro da mama, envolveu a participação de mulheres portuguesas que consideraram relevante partilhar o que significa para si o tempo.

Estas mulheres relatam em vídeo a forma como lidam com o tempo e explicam de que forma o cancro alterou a sua identidade/mudou a sua forma de pensar, as transformou. Numa conversa com as bloggers Ana Gomes (A Melhor Amiga da Barbie), Margarida Almeida (Style It Up) e Rita Ferro Alvim (Socorro… Sou Mãe!) as mulheres com cancro refletem sobre uma vida normal em que o tempo assume, por vezes, um outro valor.

“Para estas doentes, o tempo é muito importante e esta campanha faz todo o sentido. Graças à evolução dos tratamentos, estas mulheres continuam a ter tempo para viver e com qualidade de vida. Têm tempo para elas, tempo para a família, tempo para o trabalho e tempo para a sociedade. É preciso mostrar que a realidade do cancro está a mudar. Que cada vez mais faz sentido falar em doença crónica e que devemos estar cada vez mais disponíveis para perceber as várias fases da doença. Hoje o tempo é de falar, é de partilhar, é de investir”, revela Tamara Milagre, presidente da Associação Evita, uma das associações de doentes que quis associar-se à campanha, convidando algumas das suas associadas a participar.

 

“O cancro da mama metastizado é um tema ainda pouco abordado, mas de extrema importância porque estas mulheres continuam a precisar de respostas ao nível dos cuidados de saúde, dos tratamentos e da própria sociedade e para a Evita é um prazer enorme poder envolver as nossas mulheres numa campanha como esta, na qual damos voz às mulheres enquanto passamos uma mensagem de esperança”, conclui Tamara Milagre.

Saiba mais:

O cancro da mama avançado compreende o cancro da mama metastático (estadio IV) e o cancro da mama localmente avançado (estadio III). O cancro da mama metastático é a forma mais grave da doença e ocorre quando o cancro se espalha para outras partes do corpo, como o cérebro, ossos ou fígado. O cancro da mama localmente avançado ocorre quando o cancro se espalhou para os gânglios linfáticos e/ou outros tecidos na área da mama, mas não para locais distantes no corpo.

A campanha #TempoParaViver é uma iniciativa da Novartis que conta com o envolvimento das Associações Evita e Amigas do Peito, inserida na campanha internacional #MyTimeOurTime.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção