Decoração
Redação Lux em 14 de Agosto de 2019 às 12:41
Eu moro num ovo gigante...
1/7 - Unidade móvel 'blob bv3' da dmvA Foto: DR
2/7 - Unidade móvel 'blob bv3' da dmvA Foto: DR
3/7 - Unidade móvel 'blob bv3' da dmvA Foto: DR
4/7 - Unidade móvel 'blob bv3' da dmvA Foto: DR
5/7 - Unidade móvel 'blob bv3' da dmvA Foto: DR
6/7 - Unidade móvel 'blob bv3' da dmvA Foto: DR
7/7 - Unidade móvel 'blob bv3' da dmvA Foto: DR

Parece um ovo gigante mas é uma casa do tamanho de uma grande caravana, também ela móvel, com todos os itens necessários:  WC, cozinha, iluminação, uma cama e vários nichos para guardar coisas.

A porta, a que os criadores chama "nariz", pode ser aberta automaticamente e funciona como uma espécie de alpendre.

A unidade móvel, concebida pelo atelier belga dmvA, pode ser usada como escritório, quarto de hóspedes, recepção, casa de jardim ou... o que se quiser. 

Tudo começou quando a XfactorAgencies, ligada a design de alta qualidade, precisou de um escritório ligado a casa e contratou os arquitetos dmvA para desenvolverem o projeto.

Idealizado para ser construído nas proximidades de um lago cercado por abetos, o projeto foi baseado numa atitude de respeito pela natureza que pretendia construir algo orgânico sem cortar uma única árvore.

O projeto inicial visava abrigar um escritório, um quarto e uma unidade sanitária na forma de três bolhas mas quando foi apresentado para obter a licença de construção, foi imediatamente rejeitado. Acharam estranho e que não se encaixava nos  regulamentos (rígidos) de construção.

A dmvA decidiu então contornar esses rígidos regulamentos de construção construindo uma unidade móvel, também apresentada como um objeto de arte. 

A construtora AD & S trabalhou 18 meses neste projeto. Uma armação de madeira serviu de base para o poliéster, polido e rebocado. Os nichos foram formados por um molde e empilhados. Dentro dos nichos foram colocadas luzes LED vermelhas e, no chão foram criadas duas aberturas, cobertas com vidro acetinado, para esconder os tubos básicos de luz branca, todas as conexões necessárias para os dados e um motor.

A água e a eletricidade são fornecidas através de uma conexão fora da bolha, como uma caravana.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção