PUB
PUB
Decoração
Redação Lux em 21 de Março de 2018 às 14:48
Exposição 'Agricultura Lusitana 2015-18' no Museu de Arte Popular em Lisboa
1/2 - Lusitudes I, Lusitudes II_cerâmica de Vasco Baltazar e Zita Rosa_Agricultura Lusitana, Aldeias do Xisto
2/2 - Cabrada_ESAD Caldas da Rainha_Ferraria de São João_Agricultura Lusitana, Aldeias do Xisto

A exposição “Agricultura Lusitana 2015-18” no Museu de Arte Popular em Lisboa inaugura no próximo dia 23 de março.

Concebido e organizado pelas Aldeias do Xisto/ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, trata-se de uma exposição que pretende transportar para o território das Aldeias do Xisto, apontando caminhos para o desenvolvimento rural a partir das relações "Craft+Design+Identidade".

O tema explora o potencial da agricultura na evolução do homem, na fixação aos lugares, no desenvolvimento dos artefactos e de toda a cultura rural, material e imaterial, na qual está inscrita grande parte da matriz identitária dos portugueses. Este tema foi escolhido pelo seu potencial antropológico, sociológico e económico para interpretar a identidade  das comunidades e a sua ligação aos lugares que habitam.

O projeto reúne artífices residentes nas Aldeias do Xisto e uma equipa de designers que em conjunto conceberam as suas peças. A estes juntaram-se nove escolas superiores de designers nacionais que desenvolveram os seus projetos em aldeias representativas da diversidade do território: Serra da Lousã, Serra do Açor, Zêzere e Tejo-Ocreza com o objetivo de interpretarem a cultura dos lugares e desenvolvessem artefactos representativos dos valores locais.

O conceito da “Agricultura Lusitana” centra-se na ligação Craft+Design+Identidade, reposicionando os ofícios artísticos, convocando a metodologia projetual do design e refletindo de forma profunda e renovada sobre o imaginário da nossa cultura.

 

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção