Internacional
Príncipe Joaquim da Bélgica infetado após dar festa 'ilegal'
O príncipe Joaquim da Bélgica
Redação Lux em 1 de Junho de 2020 às 09:53

O príncipe Joaquim da Bélgica, de 28 anos,  filho mais novo da princesa Astrid da Bélgica e do arquiduque Lorenzo, foi infetado com Covid-19 depois de ter dado uma festa para celebrar o seu regresso a Espanha.

O jovem príncipe, que não tem funções na casa real belga, e vive há vários anos em Espanha com a namorada Victoria Ortiz Martínez-Sagrera, mas passou os últimos meses na Bélgica.

Segundo a imprensa espanhola, para celebrar o seu regresso a Córdoba, Joaquim organizou uma festa no dia 26 de maio com familiares e amigos, 27 pessoas no total, um encontro descrito como ilegal já que cinco convidados terão viajado de Sevilha, apesar da proibição das deslocações entre províncias. A região está na fase 2 de desconfinamento em Espanha, em que são permitidos ajuntamentos com um máximo de 15 pessoas. De acordo com o El Pais, os participantes na festa arriscam-se a pagar uma multa de 600 a 10 mil euros.

No dia seguinte, o príncipe Joaquim terá sentido os primeiros sintomas de Covid-19. Os testes deram positivo mas o príncipe apresenta apenas sintomas ligeiros da doença.

Todos os que estiveram na festa foram colocados em isolamento, tendo sido aberta uma investigação pela Polícia Nacional para apurar responsabilidades: 

O príncipe Joaquim emitiu um comunicado em que expressa o seu arrependimento: "Peço desculpa por não ter respeitado todas as medidas de quarentena durante a minha viagem. Nestes tempos de dificuldade, não queria ofender ninguém".
 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção