Notícias
Saúde - Implantes dentários: Mitos ou verdades? - Artigo de opinião de Sónia Araújo Santos, médica-dentista
Sónia Araújo Santos, médica dentista
Redação Lux em 27 de Setembro de 2019 às 15:33

Artigo de opinião de Sónia Araújo Santos,médica-dentista

Implantes dentários :  Mitos ou verdades

Os implantes dentários imitam a raíz do dente sendo colocados no osso. No implante será colocada a coroa ( parte de cima do dente ). Substituindo assim os dentes em falta ficando estes fixos como se fossem os seus próprios dentes. Os implantes dentários são dispositivos médicos biocompatíveis e osteointegráveis , normalmente de titânio, fabricados em ambientes com contagem de micro partículas suspensas no ar, denominadas de Sala limpa ou Ambiente controlado.

Os implantes dentários continuam a suscitar muitas dúvidas por isso decidi responder à maioria das perguntas que os pacientes colocam.

Passou-se de uma época em que na Medicina Dentária se extraía os dentes como primeira opção quando havia uma  dor, para a época dos implantes dentários. Talvez se menosprezasse a saúde oral ? ou achava-se que os dentes não serviam para nada ?  Havia também pacientes que  pediam para extrair os dentes em vez de tratar… Cerca de 70 % dos portugueses são desdentados de um ou mais dentes… Mas podemos mudar este paradigma. Os implantes dentários revolucionaram a qualidade de vida dos portugueses nas últimas décadas, podendo devolver o seu sorriso !

Fazer  implantes  dentários é doloroso ?

O médico dentista irá dar-lhe uma anestesia local. Com esta anestesia não sentirá dor. O pós-operatório depende de pessoa para pessoa, tomará um analgésico para não sentir dores.

Eu queria colocar implantes mas tenho trauma do dentista , tenho medo e ansiedade no dentista. O que posso fazer ?

Fale com o seu médico dentista sobre os seus medos, existem vários tipos de sedação e anestesia geral, com o qual poderá realizar os seus implantes, de forma segura, sem dor e ansiedade. Poderá acordar dos seus bons sonhos já com dentes !

É possível colocar implantes e ter os dentes num só dia ?

Sim é possível em 1 ou 2 dias, mas trata-se de dentes provisórios. Para os dentes definitivos o paciente terá de realizar sempre várias consultas de provas para o trabalho final.

Como posso limpar os implantes dentários ?

O seu médico dentista irá-lhe ensinar os cuidados que deverá ter. Deverá utilizar um jato de água todos os dias que pode comprar em qualquer farmácia ou loja de equipamentos.O paciente deverá marcar consultas de revisão de 6 em 6 meses. Os implantes poderão ter as mesmas doenças que os outros dentes: os dentes têm periodontite, os implantes têm peri-implantite.

Eu quero colocar implantes mas tenho um amigo que colocou e correu  mal e perdeu logo o implante. Porque é que perdeu logo o implante?

Os implantes são biocompatíveis e osteointegráveis, o que significa que se vão integrar dentro do osso ficando fixos. O médico dentista com experiência deverá realizar o diagnóstico, plano de tratamento, escolha do implante e procedimento cirúrgico adequado para que isso não aconteça.

Eu quero colocar implantes na zona da frente da boca , incisivos,mas tenho medo que se fique a notar os implantes, porque tenho uma amiga que fez e ficou-se a notar o escuro do implante na zona da frente dos dentes. Como posso fazer ?

Fale com o seu médico dentista sobre isso. Existem diferentes implantes para zonas diferentes da boca e para tipos diferentes de osso. O médico dentista com experiência em implantes e estética irá medir  a sua largura de osso e tipo de gengiva, avaliar o seu tipo de sorriso ( sim, existem diferentes tipos de sorriso ) e determinar  o tipo de implante e a forma e angulação com que o implante é colocado para que tal não aconteça e para que tenha uma excelente estética dentária e um belo sorriso.

Faltam-me alguns dentes , mas como são na parte posterior da boca e não se veem não preciso de colocar implantes?

Deve colocar os implantes mesmo que seja na zona posterior e não se vejam.Os dentes servem para o sorriso mas servem também para a mastigação, fazendo parte de um sistema estomatognático em que quando falta um ou mais dentes perde o seu equilíbrio mastigatório havendo repercussões  em toda a saúde oral e saúde em geral. Estudos também parecem indicar que a perda de molares, na zona posterior levam a mais rugas e flacidez da pele na zona da mandíbula ( zona inferior da face e queixo ) e pescoço.

Eu queria colocar implantes mas não tenho osso. Posso colocar implantes ?

Há uns anos atrás quando não se tinha osso tinha-se de fazer um enxerto de osso da costela, mas atualmente isso já não é necessário. Pode colocar implantes pois existe osso artificial em “pó” que torna o procedimento de simples colocação. Também existe a opção de implantes zigomáticos para quem não tem osso maxilar. Fale com o seu médico dentista sobre as opções, nem todos os médicos dentistas realizam estes procedimentos mas ele poderá reencaminhar para um colega. Por isso atualmente há muitas opções para cada caso. Poderá ter novamente dentes para mastigar e sorrir !

Espero assim ter elucidado algumas dúvidas e confusões suscitadas pelos implantes dentários. E contribuir para que volte a sorrir, pois um sorriso ilumina uma sala e traz mais saúde e alegria à vida !

contactos :

Clínica Dentária

Dra. Sónia Santos

R. Duque de Palmela 27, 2º dto.

Tel.: 914561488

clinicadentaria27@gmail.com

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção