PUB
PUB
Nacional
Maria João Abreu: estado de saúde é muito delicado
Maria João Abreu Foto: Instagram
Redação Lux em 11 de Maio de 2021 às 18:00

De coração apertado. É assim que a família de Maria João Abreu tem vivido as últimas duas semanas, desde que a atriz, de 57 anos, sofreu um aneurisma cerebral, no dia 30 de abril, quando se encontrava nas gravações da novela “A Serra”.

Unidos pelo amor e agarrados à esperança de que Maria João recupere das duas intervenções cirúrgicas a que foi sujeita e acorde do coma induzido em que se encontra, o marido, João Soares, o ex-marido, José Raposo, e os dois filhos, Ricardo e Miguel, não têm arredado pé do Hospital Garcia de Orta, em Almada, onde a atriz se encontra nos Cuidados Intensivos.

Num estado emocional frágil, a família, e todos os amigos que estão a acompanhar de perto a situação, receberam com algum alívio as notícias de que houve ligeiras melhorias no quadro clínico da atriz.

Apesar de a situação continuar a ser muito grave e delicada, a verdade é que Maria João Abreu está a corresponder à medicação e, depois de vários dias com o cérebro bastante inchado, normal no pós-operatório da cirurgia para controlar a hemorragia causada pelo rebentamento do aneurisma cerebral, registou-se uma diminuição do edema.

Além disso, houve também sinais de que uma infeção nos pulmões que tinha sido detetada, e entretanto tratada, estará a apresentar melhorias. Sinais de esperança para a família que acredita num final feliz para o trágico acontecimento, ainda que esteja consciente que poderá demorar muito tempo para ter Maria João de volta.

Ao contrário do que chegou a ser noticiado, atriz ainda não foi retirada do coma e, de acordo com fonte próxima da família, não há previsão para que isso aconteça, uma vez que é um procedimento feito pela equipa médica de forma ligeira e gradual. Saber quais as lesões causadas pelo rebentamento do aneurisma cerebral é ainda uma incógnita e pode demorar várias semanas. Daí, a importância do coma induzido, uma forma de manter o corpo da atriz livre do stress provocado pela operação ao cérebro e pelo AVC hemorrágico que sofreu após a primeira intervenção.

Na verdade, foi para reduzir as arritmias cardíacas que Maria João Abreu chegou a ser colocada num coma mais profundo, segundo a mesma fonte. Um cenário angustiante e cheio de incertezas para os que amam a atriz. “Estamos todos – os filhos, o marido, eu, os amigos, a família – a fazer muita força para que tudo corra bem. Porque ela é uma guerreira, é fantástica, amada por todos e todos vamos tê-la ao nosso lado um dia destes”, disse José Raposo, que tem estado a apoiar os filhos do seu casamento com Maria João Abreu. Já o atual marido da atriz, João Soares, tem optado pelo silêncio.

Casados desde 2012, o músico, de 47 anos, e a atriz, de 57, sempre deram provas da forte relação que os une. Em abril, João Soares fez-lhe uma dedicatória no seu aniversário. “És a melhor amiga, irmã, tia, filha, mulher, companheira, mãe e avó. Amo-te hoje, mais do ontem amei, e menos do que amanhã irei amar. Por tudo o que és!”

Querida e admirada por todos os que privam com ela, Maria João Abreu tem sido alvo de inúmeras mensagens de amizade, de carinho e de força. “Amo-te muito minha João”, escreveu João Baião, na sua conta de Instagram, em homenagem à amiga e colega na sitcom “Patrões à Força”, cujo guião foi reescrito devido à ausência de Maria João Abreu. Todos os que trabalham com a atriz, tanto na sitcom como na novela “A Serra”, também da SIC, têm sido incansáveis no apoio à atriz, por quem têm feito orações diárias. Apaixonada pela representação, foi o seu profissionalismo e dedicação ao trabalho que, em parte, fizeram com que Maria João Abreu, envolvida em vários projetos de ficção, tivesse negligenciado a sua própria saúde nos últimos tempos.

Diagnosticada com fibromialgia, a atriz tem vivido com o desconforto das dores corporais e, talvez por isso, tivesse desvalorizado as dores de cabeça de que se vinha a queixar nos últimos meses, inclusive a colegas do elenco de “A Serra”.

A somar a isso, Maria João Abreu teve um ano complicado: a falta de receitas causada pela pandemia obrigou-a a fechar definitivamente o café À da Maria, em Lisboa, que era gerido pelo filho mais novo, e o facto de ter sido burlada pela sogra do ex-marido, num esquema que denunciou às autoridades, fê-la perder alguns milhares de euros que estavam destinado à compra de uma casa em Sesimbra. Porém, o pior aconteceu em novembro do ano passado, com a morte do pai, vítima de Covid-19. Um golpe muito duro para a atriz que viveu meses de grande sofrimento. Com todas as preocupações e a dor da perda do pai, Maria João Abreu refugiou-se no trabalho e deixou o tempo passar. No dia 30 de abril, sem que nada o previsse, a atriz queixou-se de uma dor de cabeça intensa e desmaiou à frente dos colegas de “A Serra”, vítima do rebentamento de um aneurisma cerebral, uma doença silenciosa que não apresenta sintomas. Agora, Maria João luta pela vida e todos os que a admiram desejam que ultrapasse esta batalha, a maior da sua vida.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção