PUB
PUB
Nacional
Figuras Públicas juntam-se ao Crime + Investigation™ e à APAV para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
Figuras Públicas juntam-se ao Crime + Investigation™ e à APAV para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
Redação Lux em 20 de Novembro de 2020 às 10:10

Todos os anos, a 25 de novembro, assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra Mulheres. Este ano, a comemoração da data é ainda mais relevante, tendo em conta que o confinamento levou a que muitas mulheres tivessem medo de fazer queixa, levando o número de denúncias para mínimos históricos.

Consciente deste problema que assombra a sociedade, o Crime+Investigation™ junta-se pelo segundo ano consecutivo à APAV (Associação de Apoio à Vítima) na campanha “Stop à Violência contra as Mulheres”, cujo claim deste ano é “Reage! E muda o fim da tua história”, pretendendo dar voz às vítimas de violência e sensibilizar para a importância da denúncia como forma de libertação.

A campanha conta com a participação de figuras públicas de várias gerações - Bibá Pita, Daniela Melchior, Leonor Poeiras e Silvia Rizzo - que apoiam a causa e gritam “Reage, antes que ele o faça”. Através de spots de sensibilização - atualmente a ser emitidos no canal – e abordando o tema nas suas redes sociais, incentivam todas as mulheres a denunciarem a violência em qualquer circunstância, seja ela física, psicológica ou sexual, antes que seja tarde demais.

Esta campanha de consciencialização, que pretende passar uma abordagem mais positiva, contando uma história de Violência de Género que não teve um final trágico como estamos habituados a ouvir, mas sim de superação, tem como protagonista a Ângela, uma sobrevivente de violência doméstica que oferece o seu forte testemunho de anos de abusos, que culminaram numa denúncia e a libertaram para sempre. Ângela faz da sua história de superação uma causa e pretende levar mais informação às vítimas acerca dos vários contornos que a violência doméstica pode tomar.

Neste Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra Mulheres, o Crime + Investigation™ volta ainda a emitir “O Escândalo de Ginástica nos EUA”, às 22h30 e “Gretchen Carlson: Depois do Escândalo” às 23h10.

De recordar que em 2019, a APAV contabilizou 9.397 mulheres vítimas de violência, o que equivale a cerca de 80% das vítimas de todos os crimes. Além disso, 79% dos crimes assinalados pela APAV durante todo o ano disseram respeito a crimes de violência doméstica.

Se é vítima de violência, contacte a Linha de Apoio à Vítima da APAV - 116 006 (chamada gratuita, dias úteis, 9h-21h). Apoio disponível através do Messenger, do Instagram e por videochamada (Skype: apav_lav).

 

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção