PUB
PUB
Internacional
Letizia obrigada a pedir desculpa por ter transformado um xaile exclusivo numa saia
O conjunto foi confecionado pelo criador Duyos a partir de um xaile que foi um presente quando Letizia se casou com Felipe. Esteve guardado durante 12 anos Foto: Arquivo Lux
Redação Lux em 1 de Abril de 2021 às 17:00

Ícone de estilo e elegância, a rainha de Espanha gosta de inovar, misturar e recriar as suas peças de guarda-roupa. Porém, desta vez, Letizia viu-se obrigada a pedir desculpa pela escolha que fez. A mulher de Felipe VI reciclou um conjunto de saia e blusa para receber embaixadores honorários da marca Espanha e, desta vez, o que usou não passou despercebido. É que a saia de Letizia, em verde-água e marfim, foi feita a partir de um “xaile de Manila”. Não é a primeira vez que a rainha transforma os tradicionais xailes em peças de roupa, mas este em especial deu que falar, uma vez que a criadora da peça se sentiu ofendida por vê-la transformada numa saia.

Ángeles Espinar, uma artesã com mais de 60 anos de trabalho, e que criou xailes personalizados para todas as mulheres da família Borbón, fez o mesmo com Letizia. O xaile foi, na verdade, um presente de casamento para a rainha, em 2004.

Feito a partir de um tecido de seda italiana e com um desenho personalizado, já que no centro tinha bordadas duas alianças com a data do casamento e o nome de Felipe, a peça, completamente bordada à mão, demorou mais de quatro meses a fazer. Depois de 12 anos guardada, eis que a rainha surge com o desenho exclusivo transformado em saia e usado também nos pormenores da gola e punhos da camisa, numa criação do estilista Duyos.

Dececionada, a autora do tecido decidiu escrever uma carta ao Palácio a mostrar o seu desagrado e recebeu uma resposta, através de um assistente, em nome de Letizia a pedir desculpa e a explicar que “a rainha não sabia que estava a usar uma peça única e tão especial para criar o conjunto”.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção