PUB
PUB
Internacional
Redação Lux em 1 de Julho de 2022 às 14:01
Ingrid da Noruega celebra 18 anos em família e com herdeiras de outras casas reais europeias

A filha de Haakon e Mette-Marit da Noruega completou 18 anos no dia 21 de janeiro, mas só agora celebrou a maioridade com uma festa de gala, em Oslo. Uma celebração que, além da família e de membros do Estado, reuniu algumas das futuras herdeiras aos tronos europeus, como foi o caso de Catharina-Amalia da Holanda, Elisabeth da Bélgica, e Estelle da Suécia, que posaram juntas pela primeira vez com a aniversariante e se estrearam a usar tiaras. Durante dois dias foram vários os eventos realizados em homenagem à maioridade da princesa, que culminou num jantar de gala oferecido pelos reis Harald e Sonja.

Para esta ocasião, Ingrid da Noruega usou pela primeira vez uma tiara e a eleita foi a Boucheron
Pear Circle, uma peça que pertenceu à sua tetravó, a princesa Ingeborg da Suécia, e a mesma que exibiu para os novos retratos oficiais que marcaram esta importante data. Para essa ocasião, Ingrid usou um vestido azul de alças largas com saia rodada Alberta Ferretti, que pertence à mãe e que Mette-Marit usou num dos primeiros atos oficiais, após o compromisso com Haakon da Noruega.

Durante o jantar, a jovem herdeira que, quando chegar a sua vez, será a primeira mulher a subir ao trono norueguês em 600 anos, agradeceu a presença dos convidados e revelou alguns dos seus momentos preferidos em família: “Mamã, podemos falar de qualquer coisa e obrigada pelos momentos em que ficamos no sofá a ver ‘O Sexo e a Cidade’. Papá, obrigada por nos levares a esquiar e a surfar. És capaz de solucionar tudo e manter a tranquilidade quando mais ninguém consegue.”

Ingrid agradeceu ainda as tardes que passa a ver filmes de cowboys com o avô no iate do rei, as histórias que a avó conta e referiu-se ao irmão Magnus e ao meio-irmão Marius como a sua “rede de segurança”.

No final do discurso, fez questão de referir que uma das melhores características do seu país é a “democracia”. “Somos diferentes, mas todos temos lugar nesta sociedade... Podemos acreditar no que quisermos, dizer o que queremos e amar quem queiramos”, disse numa clara alusão ao amor que une a tia Märtha Louise ao xamã Durek Verret, que surgiram juntos pela primeira vez num ato oficial junto da família, depois de anunciarem o seu noivado, no dia 7 de junho.

18º aniversário de Ingrid da Noruega Fotos: Ida Bjørvik,
The Royal Court Norway e Lise Åserud, NTB

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção