PUB
PUB
Internacional
Steven Tyler acusado de abuso sexual por relação nos anos 70
Steven Tyler Foto: Reuters
Redação Lux em 2 de Janeiro de 2023 às 16:53

Steven Tyler, vocalista dos Aerosmith, de 74 anos, está a ser acusado de abuso sexual por uma mulher com quem teve uma relação nos anos 70 quando esta tinha 16 anos e o cantor 25.

Julia Holcomb Misley, de 65 anos, deu entrada com o processo em que acusa o cantor de agressão sexual, coerção de aborto e infâmia involuntária sob a Lei de Vítimas Infantis, que permite aos sobreviventes de abuso sexual na infância abrirem processos civis mais tarde.

"Porque sei que não sou a única a sofrer abusos na indústria musical, sinto que é altura de tomar esta posição. Quero que esta ação exponha uma indústria que protege criminosos famosos, para limpar e responsabilizar uma indústria que explorou e permitiu que eu fosse explorada por anos, junto com tantas outras crianças e adultos ingénuos e vulneráveis".

Julia Holcomb Misley conta que conheceu Steven Tyler em 1973 depois de um concerto em Portland, aos 16 anos  e que este a levou para o seu hotel onde, sabendo da sua idade, "fez vários atos de conduta sexual criminosa" e depois chamou um táxi para levá-la a casa. No processo, consta ainda que Tyler lhe pagou um bilhete de avião para que esta fosse a um concerto da banda e que "abusou" dela após o concerto  descrevendo uma relação de três anos em que o músico usaria da sua influência como estrela rock para manipular a fã sexualmente.

Misley diz Tyler a convenceu a não regressar a casa e a deixar de estudar para viajar com ele em digressão convencendo a mãe de Julia a passar-lhe a guarda da filha para que esta pudesse viajar livremente com ele, com a promessa de que Julia retomaria os estudos depois e oferecendo-se para os suportar.

"O Réu Doe 1 não cumpriu significativamente essas promessas e, em vez disso, continuou a viajar, a gredir e fornecer álcool e drogas", diz o processo acrescentando que Julia engravidou em 1975 e foi coagida a abortar sob ameaça de "mandá-la de volta para a família e deixar de apoiá-la e amá-la".

Julia diz ainda que a relação dos dois foi exposta no livro de memórias de Steven Tyler "Does the noise in my head bother you?".

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção