Bad Bunny fez história ao vencer, nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, o Grammy de Álbum do Ano com Debí Tirar Más Fotos, o primeiro álbum totalmente em espanhol a conquistar o prémio da Academia de Artes e Ciências de Gravação.
Durante o discurso, o cantor porto-riquenho de 31 anos disse em espanhol: “Porto Rico, acreditem em mim quando vos digo que somos muito maiores que 100 por 35. Não há nada que não possamos conseguir”, agradecendo aos que acreditaram nele. Apenas uma frase foi dita em inglês, dedicando o prémio “a todas as pessoas que tiveram de deixar a sua pátria para seguirem os seus sonhos”. Anteriormente, tinha criticado a política de imigração de Donald Trump: dizendo “fora com o ICE”, quando ganhou o Grammy de melhor Música Urbana pelo mesmo trabalho. “Não somos selvagens, não somos animais, não somos alienígenas, somos humanos e somos norte-americanos”, afirmou. Bad Bunny disse ainda que ódio gera mais ódio e pediu que se lute “com amor”.
Recorde-se que, na 68.ª edição dos Grammys, Kendrick Lamar venceu cinco estatuetas, Billie Eilish Melhor Canção do Ano, Lady Gaga Melhor Álbum Pop Vocal e o guitarrista português Nuno Bettencourt também foi premiado.
Lista dos principais premiados Grammys 2026:
Álbum do ano: "Debí Tirar Más Fotos", Bad Bunny
Gravação do ano: "luther", Kendrick Lamar com SZA
Canção do ano: "Wildflower", Billie Eilish e Finneas O'Connell
Melhor performance pop a solo: "Messy", Lola Young
Artista Revelação: Olivia Dean
Melhor álbum pop vocal: "Mayhem", Lady Gaga
Melhor álbum rap: "GNX", Kendrick Lamar
Melhor álbum música urbana: "Debí Tirar Más Fotos", Bad Bunny
Melhor álbum rock: "Never enough", Turnstile
Melhor vídeo de música: "Anxiety", Doechii







