PUB
PUB
Internacional
Princesa Basmah da Arábia Saudita está presa há dois anos
A princesa Basmah com o estilista Max Azria, em 2013
Redação Lux em 2 de Março de 2021 às 18:00

A princesa Basmah, filha do segundo rei da Arábia Saudit, foi detida em março de 2019 juntamente com a sua filha, quando tentava deixar a Arábia Saudita para viajar para a Suíça, onde deveria receber tratamento médico para um problema cardíaco.

A princesa de 47 anos, uma defensora dos direitos humanos e a filha, Souhoud Al Shari, foram então levadas para a prisão de Ha'ir, um centro de segurança máxima em Riade que abriga cerca de cinco mil prisioneiros.

Não foram oficialmente acusadas de nenhum crime, nem tiveram acesso a um advogado nem receberam uma data de julgamento.

Apoiantes da princesa Basmah apelam ao governo britânico para ajudar a conseguir a sua libertação, em duas cartas, uma enviada ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab, e outra, enviada à secretária geral da Commonwealth, Patricia Scotland.

“Têm de nos ajudar! A princesa sofre de um problema cardíaco que requer tratamento médico urgente”, apelam.

Os apoiantes referem que a princesa foi detida devido ao seu apoio ao movimento de direitos civis no reino, bem como por causa da sua "estreia ligação... com o antigo príncipe herdeiro Mohammed bin Nayef”.

A princesa Basmah é um dos vários membros da família real detidos, incluindo o príncipe Ahmed bin Abdelaziz e o sobrinho do rei, o príncipe Mohammed bin Nayef, presos no ano passado. Os dois continuam em prisão domiciliária por serem opositores do príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman.

Em 2017, o príncipe Mohammed bin Nayef foi exonerado da linha da sucessão à coroa, quando o príncipe herdeiro substituiu o primo.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção