Liz Tomkins, ex-presidente da WIFT Austrália (Women in Film and Television), organização sem fins lucrativos dedicada à promoção da igualdade de género e ao apoio a mulheres e pessoas de género diverso na indústria audiovisual australiana, morreu na passada segunda-feira, 26 de maio, na sequência de um acidente de viação, aos 42 anos.
Liz começou no setor cinematográfico em 2007 e participou em produções internacionais de grande dimensão, como The Pacific, de Steven Spielberg, e Terra Nova, da Fox. Durante os três anos em que liderou a WIFT Austrália, Liz foi uma força transformadora. Defendeu uma maior representatividade feminina e de profissionais de género diverso em todos os estados e territórios australianos, impulsionando programas de mentoria e colaborações internacionais. Entre as suas maiores conquistas destaca-se a introdução do selo ReFrame no país, promovendo práticas mais equitativas no cinema e na televisão. Nos últimos anos, desenvolvia projetos independentes através da produtora Dicentium Films, que partilhava com Judd Tilyard.
Liz Tomkins deixa a mãe, Betty Petrie, o pai, Peter Tomkins, o irmão, Brett Tomkins, e muitos amigos e colegas com quem partilhou a sua paixão pelo cinema e pela justiça social.