Internacional
Princesa Alexandra da Norueguesa celebra data especial
Crisma da Princesa Alexandra da Noruega Foto:DR
Redação Lux em 2 de Setembro de 2019 às 16:26

A princesa Ingrid Alexandra da Noruega, a primogénita dos príncipes herdeiros Haakon e Mette-Marit, celebrou o crisma este sábado, dia 31 de agosto na capela do Palácio Real de Oslo, numa cerimónia em que participaram várias casas reais europeias, entre eles o rei Felipe VI de Espanha.

A princesa teve 5 padrinhos, o avô, o rei Harald V;  a princesa Martha Louise, Frederico da Dinamarca e Victoria de Suécia e a avó materna, Marit Tjessem.

A cerimónia seguiu o rito luterano e foi oficiada por duas mulheres, algo inédito na confirmação de um membro da realeza norueguesa: a bispo de Oslo, Kari Veiteberg e a presidente da conferência episcopal, Helga Haugland Byfuglien.

Ingrid Alexandra, de 15 anos é a segunda na linha de sucessão ao trono no seu país. Esta é a primeira cerimónia de crisma  que a Casa Real norueguesa celebra em três décadas, desde Haakon em 1988.

A princesa, que será a primeira rainha norueguesa desde o símbolo XV, ganhou um "traje tradicional" da região de Aust-Telemark, região dos reis Harald e Sonia.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção