PUB
PUB
Internacional
Frederico e Mary da Dinamarca acusados de ‘gastos descontrolados’
Reis Mary e Frederico da Dinamarca: novas fotos oficiais
Redação Lux em 3 de Abril de 2025 às 10:00

Frederico e Maria da Dinamarca completaram o seu primeiro ano de reinado em janeiro passado e os dados de popularidade e aprovação dos cidadãos estavam a seu favor até que chegaram agora os valores dos gastos neste último ano que os media dinamarquesa não tiveram pudor em apontar como “descontrolados”. 

“Gastaram nada menos que 47.265.000 coroas dinamarquesas (mais de 6,3 milhões de euros) no ano passado em bens e serviços”, aponta o SE og HØR, no cálculo feito sobre os impostos que o Governo devolve à Família Real, uma vez que estão isentos de pagamento. Ou seja, sempre que Frederico e Mary, ou qualquer membro da Família Real Dinamarquesa, compra um bem ou serviço, paga imposto sobre o valor acrescentado, IVA, que na Dinamarca se chama Moms e que geralmente é de 25%, mas, no final do ano, o Estado devolve esse IVA pago. 

Com base nestes dados, conclui-se que o casal real tem tido um consumo que equivale a uma despesa diária superior a 17 mil euros.

Recorde-se Rainha Margarida já fora criticada por ter gastado em 2022, 6,2 milhões de euros, sendo que, no último ano do seu reinado (2023) bateu todos os recordes ao gastar cerca de 8,3 milhões de euros devido às obras de renovação do Castelo de Marselisborg.  Este ano, as contas feitas aos gastos da Rainha Margarida apontam uma redução substancial dos gastos para 1,3 milhões de euros.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção