Após o episódio de agressão que dirigiu a Chris Rock, na cerimónia dos Óscares, Will Smith anunciou esta sexta-feira que deixou de ser membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Num comunicado de imprensa oficial,Will Smith explica que decidiu demitir-se da Academia do Óscar após a imensa controvérsia em torno da sua intervenção. "As minhas ações no 94º Oscar foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis. A lista daqueles que magoei é longa e inclui Chris, a sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e público em casa. Renuncio ao cargo de membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer consequências que o Conselho de Administração considere apropriadas."
Essas consequências deverão ser conhecidas em breve. Recorde-se que Chris Rock não quis apresentar queixa, mas a Academia do Oscar iniciou um processo disciplinar contra Will Smith.
O conselho de administração da Academia anunciou que se reuniria a 18 de abril de 2022 para decidir sobre o seu caso e determinar sobre possíveis sanções.
"Eu traí a confiança da Academia", lamentou o ator no seu comunicado de imprensa., "Privei outros candidatos e vencedores da chance de poder celebrar o seu trabalho extraordinário. Estou com o coração partido."