Ao fim de dez meses na capital aragonesa Princesa Leonor terminou, no dia 3 de julho, a sua formação no Exército com a cerimónia de entrega das ordens reais na Academia Geral Militar de Saragoça. A herdeira do trono recebeu do seu pai, o Rei, a nomeação como alferes cadete e a atribuição da Grã-Cruz do Mérito Militar, diante do olhar atento da sua mãe, a Rainha Letizia, e da sua irmã, a Infanta Sofia.
O momento, que certamente trouxe lembranças a Felipe VI que há 38 anos, em 1986, recebeu neste emblemático pátio e das mãos do seu pai o cargo de cavaleiro alferes, cadete de infantaria e a grã-cruz da Ordem do Mérito Militar, ficou marcado pelo carinhoso abraço do rei à sua filha. Leonor deixou então a formação, entre muitos aplausos, e dirigiu-se à galeria real, onde abraçou a mãe e a irmã em mais um emocionante momento de família.
A Princesa Leonor usou para esta cerimónia solene o uniforme militar cáqui de mangas compridas e, pela primeira vez, o boné, pois até agora sempre usou a boina) como os outros 259 colegas do quinto ano que obtiveram o grau de tenentes. Tanto a Rainha como a sua filha mais nova optaram por usar vestidos nesta ocasião. Letizia estreou um design floral com mangas curtas e babados, enquanto a Infanta optou por um vestido branco com listras. Recorde-se que a Princesa Leonor visitará Portugal já no próximo a 12 de julho, a convite do presidente Marcelo Rebelo de Sousa.