PUB
PUB
Internacional
Venus Williams revela luta contra miomas e cirurgia que a ajudou a recuperar
Festa da Vanity Fair - Oscares 2010
Redação Lux em 4 de Julho de 2025 às 14:23

Venus Williams abriu o coração sobre uma condição de saúde que lhe causava “dor extrema” e que ficou anos sem diagnóstico.

A tenista profissional revelou que sofre há vários anos com miomas uterinos — tumores benignos, mas dolorosos, que causam sintomas debilitantes. Em conversa com a NBC News no dia 3 de julho, Venus, de 45 anos, partilhou que chegou a ficar “deitada no chão do balneário” antes de um dos seus jogos mais emblemáticos em Wimbledon, em 2016.

“Os meus sintomas eram dor extrema. Chegava a vomitar ou não conseguia sequer levantar-me do chão... Faltei a treinos por causa disso. Estava ali, abraçada à sanita”, contou Venus.

Venus explicou que inicialmente pensava que os sintomas estavam ligados à sua doença autoimune diagnosticada em 2011, o síndrome de Sjögren, que causa fadiga e inchaço nas articulações: “Pensei que fosse anemia autoimune ou algo do género. Mas na verdade era o que estava a acontecer dentro de mim — os miomas.”

Contudo, a tenista conta que foi ignorada por vários médicos, que minimizavam os seus sintomas: “Um médico disse-me, quando tinha 37 anos, que isto fazia parte do envelhecimento, que era normal. Outro sugeriu uma histerectomia. Nunca estive tão triste na minha vida. Nunca corri para ter filhos, mas sempre quis ter escolha, e ver essa opção tirada foi assustador.”

Foi apenas há um ano que Venus  realizou uma miomectomia — cirurgia que remove os miomas, mantendo o útero intacto. “Os miomas podiam ser grandes como uma laranja,” contou.

No mês de sensibilização para os miomas, Venus apela a que as mulheres persistam na busca por respostas: “Podem ser negadas os melhores cuidados, independentemente de quem sejam. Têm de ser as próprias defensoras da vossa saúde. Espero que alguém veja esta entrevista e diga: ‘Posso pedir ajuda. Não tenho de viver assim.’”

Apesar da recuperação, Venus deixa a porta aberta para regressar aos torneios: “Não tenho jogado mal, por isso nunca se sabe. Tenho aproveitado este tempo para descansar, recuperar e ser feliz, sem miomas.”

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção