PUB
PUB
Internacional
Morreu Concha Velasco
Concha Velasco - Prémios Goya 2013 Foto: Reuters
Redação Lux em 4 de Dezembro de 2023 às 11:57

Concha Velasco morreu este sábado, dia 2 de dezembro, aos 84 anos. A emblemática atriz espanhola sofreu de linfoma e outros problemas de saúde que, há dois anos, a afastaram dos palcos e levaram os filhos a interná-la num lar, o que foi muito criticado nos media espanhóis.

"Ela é uma pessoa dependente e não há nada de errado em reconhecê-lo. A minha mãe precisa de ajuda 24 horas por dia, para qualquer tarefa. A minha mãe não consegue fazer nenhuma tarefa sozinha. É um grau de dependência que não vou dizer porque faz parte da privacidade dela", justificou, em 2021, um dos seus filhos.

Concha Velasco estreou-se no cinema em meados da década de 1950 e participou em mais de 80 filmes, dezenas de produções teatrais, e fez sucesso musical com a música "Chica ye ye", interpretada no filme "Historias de La Television" (1965). Mais recentemente, integrou o elenco da produção de sucesso da Netflix 'As Telefonistas', entre 2017 e 2020.

O presidente espanhol,  Pedro Sánchez, reagiu à sua morte descrevendo Velasco como "grande entre as grandes. Uma das artistas espanholas mais carismáticas. Com sua morte, se vai um mito da cultura espanhola",  na rede social X, antigo Twitter. 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção