Morten Harket, vocalista dos A-ha, de 65 anos, revelou que foi diagnosticado com a doença de Parkinson.
"Esta não é o tipo de notícia que alguém deseja dar ao mundo, mas aqui está: o Morten tem a doença de Parkinson", lê.se no comunicado divulgado por Morten Harket no site oficial da banda, em que revelou que passou por várias cirurgias cerebrais e está a gerir os sintomas, embora admita que "tem estado a lutar contra o seu próprio corpo" nos últimos anos.
Inicialmente, Morten decidiu manter a condição em privado, mas agora sentiu necessidade de partilhá-la com os fãs. "Não tenho problema em aceitar o diagnóstico. Com o tempo, interiorizei a atitude do meu pai, de 94 anos, perante o declínio do corpo: 'Uso o que ainda funciona'", afirmou. Explicou ainda: "Parte de mim queria revelar. Como disse, aceitar o diagnóstico não foi difícil; o que me impediu foi a minha necessidade de paz e silêncio para trabalhar."
Sobre o dia-a-dia com a doença, partilhou: "Estou a fazer o melhor que posso para evitar que todo o meu sistema entre em declínio. É um exercício difícil de equilíbrio entre tomar a medicação e lidar com os efeitos secundários. Há muito a ponderar quando se tenta imitar a forma magistral como o corpo lida com cada movimento, ou com questões sociais, convites, ou simplesmente a vida quotidiana.”
Harket contou ao biógrafo da banda, Jan Omdahl, que está a utilizar tecnologia avançada no tratamento da doença, incluindo a estimulação cerebral profunda (DBS). Foi submetido a uma primeira cirurgia em junho de 2024, com implante de elétrodos no lado esquerdo do cérebro, e os sintomas físicos praticamente desapareceram. Em dezembro de 2024, realizou a mesma intervenção no lado direito, também com sucesso.