PUB
PUB
Internacional
Brigitte Bardot é multada em 20 mil euros por ofensas racistas
Brigitte Bardot
Redação Lux em 5 de Novembro de 2021 às 14:00

Brigitte Bardot, de 87 anos, foi condenada a pagar uma multa de 20 mil euros por insultos raciais contra habitantes da ilha de Reunião, no Oceano Índico.

O tribunal de Saint-Denis considerou que a atriz foi racista numa carta que dirigiu ao governador da ilha em 2019, na qual criticava supostos maus-tratos aos animais. No documento, a atriz afirmava que a população de Reunião ‘manteve os seus genes selvagens’, comparando o local à ‘Ilha do Diabo’ escrevendo que ‘a população degenerada ainda está imbuída de tradições bárbaras’.

Brigitte Bardot revoltava-se contra o facto de cães e gatos serem envenenados, feridos e amputados e serem usados como iscas para tubarões, além da decapitação de cabras e bodes em rituais indígenas. O advogado dos lesados pelas afirmações de Bardot afirmou que a declaração era um absurdo e que não havia destino trágico dos animais na ilha.

Na altura, a então ministra das relações exteriores de França, Annick Girardin, respondeu numa carta aberta que o racismo não é uma questão de opinião, e sim um crime.

Além de Bardot, o seu assessor de imprensa, Bruno Jacquelin, foi igualmente multado em 4 mil euros.

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção