PUB
PUB
Internacional
Felipe de Espanha torna público, pela primeira vez, o valor do seu património
Felipe VI e Letizia Foto: DR
Redação Lux em 6 de Maio de 2022 às 15:05

Perto de completar oito anos de reinado, Felipe de Espanha resolveu, numa atitude inédita na coroa espanhola, tornar público o valor do seu património.

Através de um comunicado do Palácio da Zarzuela, é explicado que foi do rei a “decisão de tornar público o seu património, conduzido por um espírito de serviço e compromisso cívico em que aposta desde o primeiro dia”. Ainda no comunicado pode ler-se que o chefe de Estado considerou esta decisão “conveniente e oportuna” como medida de “exemplaridade, transparência, retidão e integridade dos seus comportamentos”.

Para se afastar dos escândalos que envolveram tanto o seu pai, Juan Carlos, como o cunhado Iñaki, Felipe VI revelou que a sua fortuna está avaliada em quase 2,6 milhões de euros, sendo que 2,3 milhões dizem respeito a contas correntes, poupança e títulos, e a parte restante, cerca de 305 mil euros pertencem ao valor de obras de arte e joias.

O comunicado explica ainda que a maior parte da fortuna de Felipe VI é proveniente dos 4,3 milhões de euros que adquiriu ao longo dos últimos 25 anos, devido a tributações, primeiro como príncipe das Astúrias, desde 1998, e a partir de 2014, enquanto rei.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção