Internacional
Shakira vai a tribunal no processo de fraude e emite comunicado
Shakira - Antestreia de Zootopia em Hollywood 17.02.16 Foto: Reuters
Redação Lux em 6 de Junho de 2019 às 12:19

Shakira marcou hoje presença frente ao juiz relativamente ao processo de fraude fiscal que lhe foi interposto.

O escritório que representa a artista emitiu, em seguida, um comunicado, para esclarecer que "cumpriu em todos os momentos, inclusive durante o período entre 2011 e 2014, com as suas obrigações fiscais em todos os países onde trabalhou (incluindo os EUA) e não deve qualquer montante ao Tesouro Espanhol."

Segundo o mesmo, não há dívida fiscal pendente, a única questão em discussão, neste momento, é sobre a interpretação correta da regra em torno de quando a aplicação do critério de residência fiscal na Espanha.

O Ministério Público interpôs um processo a Shakira por três crimes de fraude fiscal relativos à sua residência fiscal entre 2012 e 2014. Considera que Shakira, que se mudou para Espanha em 2011, já vivia em Espanha nessa altura. No entanto, a cantora colombiana declarou residência fiscal nas Bahamas e só em 2015 é se declarou oficialmente residente em Espanha.

A Autoridade Tributária espanhola concluira que a cantora defraudou o fisco espanhol entre 2012 e 2014 no valor de 14,5 milhões de euros.

Shakira sustenta que a sua residência era nas Bahamas, onde comprou casa em 2004 e atesta que as permanências entre 2012 e 2014 em Espanha eram apenas temporárias.

Em relação à audiência que ocorreu hoje,no Tribunal de Exame de Esplugas de Llobregat, o escritório de comunicação de Shakira deseja comunicar que:

 

- Shakira compareceu hoje na instância judicial com o objetivo de favorecer o esclarecimento dos fatos relacionados com a sua situação fiscal na Espanha. 

- Shakira cumpriu em todos os momentos, inclusive durante o período entre 2011 e 2014, com as suas obrigações fiscais em todos os países onde trabalhou (incluindo os EUA) e não deve qualquer montante ao Tesouro Espanhol.

- Assim que teve conhecimento do valor a pagar à Agência Tributária, Shakira pagou o montante na íntegra, além de fornecer informações completas ao Tesouro. Portanto, atualmente não há dívida.

- A cantora cumpriu todas as suas obrigações fiscais e sempre agiu de acordo com os critérios e as recomendações precisas de seus consultores, que são profissionais de topo de uma das empresas mais importantes do mundo, reputada internacionalmente  e reconhecida por sua expertise nas questões afluentes

- Como não há dívida fiscal pendente, a única questão em discussão neste momento é sobre a interpretação correta da regra em torno de quando a aplicação do critério de residência fiscal na Espanha

- É um processo que ainda está em andamento, embora tenhamos certeza de que o desempenho correto da artista será demonstrado

- Shakira está, como sempre, em disposição absoluta para colaborar com a Administração Tributária, a fim de resolver a diferença de critérios. A sua conduta em questões tributárias sempre foi incontestável em todos os países nos quais ele teve que pagar impostos, e ele confiou fielmente e seguiu os critérios dos melhores especialistas e consultores especialistas.

 
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção