Internacional
Morreu o antigo presidente do Zimbabué, Robert Mugabe
Robert Mugabe Foto: Lusa
Redação Lux em 6 de Setembro de 2019 às 11:13

Robert Mugabe morreu esta sexta-feira, dia 6 de setembro, aos 95 anos.

O antigo presidente do Zimbabué morreu num hospital em Singapura onde estava a receber tratamento médico há cinco meses. A sua morte acontece cerca de dois anos após renunciar ao cargo que ocupou durante 37 anos.

Recorde-se que em 2011, a Wikileaks divulgou um documento que atestava que Mgabe lutava contra um cancro da próstata que se propagara por metástases e, segundo os médicos, causaria a sua morte dentro de três ou cinco anos.

"É com muita tristeza que anuncio a morte do pai fundador e ex-presidente do Zimbabué, major Robert Mugabe. Era um ícone da libertação, um pan-africanista que dedicou a sua vida à emancipação e capacitação do seu povo. A sua contribuição para a História da nossa nação e continente nunca será esquecida. Que a sua alma descanse em paz eterna", declarou atual chefe de Estado, Emmerson Mnangagwa, no Twitter.

Mugabe liderou, na década de 1970,uma campanha de guerrilha contra o governo da ex-colónia britânica.Em 1980,o Reino Unido reconheceu oficialmente a independência da Rodésia. Mugabe foi eleito primeiro-ministro no ano seguinte e a nação foi renomeada República do Zimbabwe.

Robert Mugabe esteve no poder durante 37 anos, antes de ser derrubado num golpe de Estado em novembro de 2017.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção